TRF4 | Tudo Aqui

Justiça Federal da 4ª Região ganha Portal Unificado a partir de hoje (18/8)

17/08/2022 - 18h41
Atualizada em 01/09/2022 - 15h41
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4

Entrou no ar hoje (18/8) o Portal Unificado da Justiça Federal da 4ª Região, que reúne num único site (www.trf4.jus.br) os conteúdos produzidos pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e pelas seccionais de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Para a usuária e o usuário do Portal, a unificação simplifica a navegação, aumenta a acessibilidade para pessoas com deficiência e facilita o acesso aos serviços oferecidos pela Justiça Federal da 4ª Região.

Na nova versão, a acessibilidade foi uma das prioridades. Os menus de navegação, os links e a lógica de organização dos conteúdos foram revistos para atender critérios universais de acessibilidade de forma a atender cada vez mais pessoas com algum tipo de deficiência (visual, motora, auditiva, etc). Estão disponíveis também recursos como descrição de itens não textuais, controle de contraste e tamanho, leitura dos textos, navegação apenas com teclado, entre outros.

O endereço eletrônico segue sendo www.trf4.jus.br, mas, caso sejam acessados os endereços antigos do 1º grau (jfrs.jus.br, jfsc.jus.br, jfpr.jus.br), a busca será automaticamente direcionada para o endereço atualizado por tempo indeterminado, garantindo segurança para os usuários.

O Portal Unificado também está disponível na versão Mobile para todos os dispositivos móveis.

Redesenho
A página inicial do Portal Unificado foi desenhada para destacar a consulta processual, as áreas de Busca ("o que você procura?") e de Acesso Rápido, simplificando a pesquisa por conteúdos específicos e o acesso aos serviços disponíveis aos cidadãos e cidadãs nos três estados da região Sul. O novo leiaute facilita a navegação entre as áreas do Portal e a unificação confere agilidade no acesso aos conteúdos.

Acesso Rápido
Esta área agrupa os serviços e informações mais acessados pelos usuários dos quatro sites da 4ª Região. Em alguns casos, em página intermediária, será possível selecionar qual órgão deseja acessar. 
 
Notícias
A área de Notícias foi ampliada para dar mais visibilidade às decisões judiciais e às ações e eventos institucionais realizados pelos órgãos da 4ª Região. Além das notícias destacadas na página inicial, ao clicar em "Mais Notícias", tem-se acesso ao Portal de Notícias 4R com a produção jornalística completa da 4ª Região.

Calendário de Sessões
A página do Calendário de Sessões de Julgamentos do TRF4 recebeu uma nova apresentação. Com navegação mais intuitiva e acessível, agora é possível consultar as sessões por mês e por órgão julgador. Está disponível também um calendário para seleção de data específica. Os avisos e transmissões das sessões de Turmas e Seções do Tribunal foram concentrados nesta página oferecendo a informação completa aos interessados.

Estratégia
Os principais indicadores estratégicos da 4ª Região também estão com nova apresentação, destacando a movimentação processual atualizada e oferecendo ao público total transparência sobre a atuação dos órgãos julgadores.

"Tudo aqui"
A campanha de lançamento do Portal reforça o posicionamento da Justiça Federal da 4ª Região de facilitar o acesso à justiça pelos cidadãos e cidadãs, reunindo num único site todas as informações e serviços produzidos por seus órgãos e unidades, com transparência e agilidade na navegação. 

O Portal é um projeto da Administração do TRF4 e foi desenvolvido inteiramente por servidores da Justiça Federal da 4ª Região, sem necessidade de contratação de empresas terceirizadas. Contou com a coordenação da ACS/Divisão de Conteúdo Institucional e desenvolvido pela DTI/Divisão de Sistemas Administrativos. Nas Seções Judiciárias, contou com a participação das áreas de Comunicação e de Tecnologia da Informação.

Assista ao vídeo de lançamento

ACS/TRF4 (acs@trf4.jus.br)


Novo Portal Unificado está disponível a partir de hoje (18/08)
Novo Portal Unificado está disponível a partir de hoje (18/08)
Novo Portal Unificado está disponível a partir de hoje (18/08)