União deve custear canabidiol a criança com doença rara e epilepsia refratária
Atualizada em 05/09/2022 - 16h48
A União e estado do Rio Grande do Sul terão que fornecer canabidiol para tratamento de uma criança de dois anos de Novo Hamburgo (RS) que sofre de doença rara e epilepsia refratária. O juiz federal convocado do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) José Luiz Luvizetto Terra negou na última sexta-feira (2/9) pedido da União para suspender liminar proferida em primeira instância.
O menino sofre de esclerose tuberosa, doença que afeta o tecido de vários órgãos. A ação foi ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF), que alega a necessidade e a urgência da administração do fármaco devido ao grave quadro de saúde..
Conforme Luvizetto, “o conjunto probatório demonstra que, embora o medicamento postulado não seja o tratamento padrão para controle de crises epilépticas, as demais alternativas terapêuticas foram esgotadas e o tratamento pode promover a diminuição das crises epilépticas, que são frequentes e trazem riscos de acidentes e morte”.
“Em tais condições, que envolvem menor de idade e prévias tentativas de controle da enfermidade por medicação convencional, considero justificável a dispensação da tecnologia pleiteada, a qual, ressalte-se, foi prescrita no âmbito do SUS. Ausentes as demais alternativas de tratamento, esta parece ser a única opção viável no quadro clínico atual”, completou o magistrado.
ACS/TRF4 (acs@trf4.jus.br)
notícias relacionadas
notícias recentes
-
JFRSJFRS | Improbidade AdministrativaEmpresário e sua firma são condenados por terem se apropriado de recursos obtidos por meio da Lei Rouanet07/04/2026 - 16:38 -
JFPRJFPR | Faixas ferroviáriasJFPR promove mutirão de conciliação pela primeira vez em Jaguariaíva06/04/2026 - 17:05 -
JFPRJFPR | GARANTIA DE DIREITOSProjeto Aproxima abre ações do ano com visita inédita a quilombolas de Adrianópolis06/04/2026 - 16:55






