Serviço de banho e tosa de animais de estimação não exige contratação de veterinário
Atualizada em 11/11/2022 - 12h34
A Justiça Federal concedeu a um pet shop de Balneário Camboriú (SC) liminar que impede o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) de multar a empresa por não ter inscrição no órgão ou não contratar médico veterinário como responsável técnico. O Juízo da 4ª Vara Federal de Florianópolis, em decisão proferida ontem (10/11), adotou precedentes consolidados, no sentido de que os serviços prestados pelo estabelecimento, como banho e tosa de animais de estimação, não são privativos daquele profissional.
“Acerca da matéria, a jurisprudência do TRF4 [Tribunal Regional Federal da 4ª Região] tem consolidado o entendimento de que a prestação de serviços de higiene e embelezamento de animais não sujeita o estabelecimento ao registro no CRMV, tampouco se confunde com a atividade privativa reservada ao médico veterinário”, afirma um trecho da liminar. “Logo, as atividades verificadas pelo CRMV/SC – pet shop com banho e tosa – não sujeitam a empresa ao registro no conselho, tampouco obrigam à contratação de médico veterinário”.
A autuação ocorreu em 28 de setembro e poderia resultar em multa de R$ 3 mil. A ação foi protocolada no último dia 2. Cabe recurso.
PROCEDIMENTO COMUM Nº 5031919-32.2022.4.04.7200/SC
notícias relacionadas
notícias recentes
-
TRF4TRF4 | PrevençãoRoda de conversa com estagiários do TRF4 aborda assédio moral e sexual no trabalho12/05/2025 - 17:40
-
JFSCJFSC | CidadaniaJFSC participa da 3ª Semana Nacional do Registro Civil12/05/2025 - 16:08
-
JFRSJFRS | SaúdeJustiça Federal estipula prazo para a União implementar nova tecnologia de saúde incorporada ao SUS12/05/2025 - 15:34