TRF4 | Reconhecimento

Sessão solene homenageia Marga Barth Tessler

27/04/2023 - 16h25
Atualizada em 27/04/2023 - 16h37
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

O Plenário do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) realizou na manhã de hoje (27/4) sessão solene de homenagem à desembargadora Marga Inge Barth Tessler, que se aposentou em janeiro deste ano e atuou na corte por 28 anos. “Agradecemos em nome da toda a comunidade jurídica a sua dedicação à magistratura”, declarou o presidente Ricardo Teixeira do Valle Pereira, que coordenou a sessão e presenteou Tessler com uma placa e um buquê flores.

Representando o tribunal, a desembargadora Salise Monteiro Sanchotene proferiu discurso, falando sobre a história e a carreira marcante de Tessler e pontuando decisões judiciais relevantes como foi o caso do bloqueio da Estrada do Colono, no Parque Nacional do Iguaçu, para que fosse preservado o meio ambiente.

“A desembargadora Marga é um modelo, uma referência e um exemplo de coragem para juízas e desembargadoras, especialmente pela firme atuação que sempre teve em prol da efetiva participação feminina em todos os espaços de poder”, enfatizou Sanchotene.

O procurador-chefe da Procuradoria Regional da República, Antônio Carlos Welter, também elogiou a carreira de Tessler, lembrando sua atuação em prol do meio ambiente. E o advogado Mauro Borges Loch falou em nome da advocacia, lembrando a capacidade de escuta e a serenidade da desembargadora.

Gratidão e preocupação com a carreira

“De nunca parar é que se vive. Tenho a convicção de não ter feito mais que o meu dever”, declarou a homenageada ao iniciar sua manifestação, a qual antecipou ser constituída de “14 agradecimentos e uma inquietação”. Tessler agradeceu aos seus professores, colegas magistrados e servidores, nomeando um a um.

A desembargadora aposentada finalizou pontuando que a Justiça Federal vive um momento “muito difícil”, no qual os juízes federais ficam cada vez mais defasados em relação às demais carreiras jurídicas, com ausência crescente de simetria com a magistratura estadual.

A homenageada lamentou “ataques grotescos” que o Judiciário tem sofrido nos últimos anos e enfatizou o papel republicano da Justiça Federal. “Pleiteamos por um tratamento simétrico e justo aos juízes federais da União”, ela completou.

Trajetória

Natural de Porto Alegre, Marga concluiu a graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), em 1972. Ela é especialista em Direito Sanitário, pela Universidade de Brasília, e em Administração da Justiça, pela Fundação Getúlio Vargas, além de mestre em Direito Público pela PUC-RS.

Em fevereiro de 1988, Marga ingressou na magistratura sendo aprovada em concurso da Justiça Federal. Ela foi vice-diretora do Foro da Seção Judiciária do RS em 1993 e diretora do Foro em 1994. Em dezembro de 1994, foi nomeada em vaga de merecimento para o TRF4.

No tribunal, ela dirigiu a Revista do TRF4 (biênio 1999 - 2001) e a Escola da Magistratura - Emagis (biênio 2001 - 2003). A desembargadora foi vice-presidente da corte entre 2003 e 2005 e presidente entre 2011 e 2013. A magistrada também foi convocada para compor a 1ª Turma e a 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no período 2014/2015. Ela ainda atuou como coordenadora da Memória do TRF4 e como conselheira da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

 

ACS/TRF4 (acs@trf4.jus.br)


Foto em plano fechado, mostra Marga sentada na bancada. Ela aparece do peito para cima, e fala ao microfone. Marga usa um vestido vermelho
Desembargadora Marga Barth Tessler
Foto em plano fechado, mostra Marga sentada na bancada. Ela aparece do peito para cima, e fala ao microfone. Marga usa um vestido vermelhoFoto do presidente do tribunal entregando flores e placa a desembargadora Marga. Eles estão em pé por trás da bancada. Ao lado de Marga a desembargadora VivianFoto da desembargadora salise, sentada na bancada. Ela fala ao microfone e usa toga pretaFoto do procurador-chefe sentado na bancada e falando ao microfoneFoto do advogado Loch em pé atrás da tribuna dos advogados. Ele fala ao microfone e usa terno cinzaFoto mostra desembargadores e Marga em pé, por trás da bancada, eles ouvem o hino nacionalFoto aberta mostrando todo o Plenário