JFPR | treinamento

Justiça Federal realiza curso de Segurança Pessoal para magistrados

15/05/2023 - 18h23
Atualizada em 15/05/2023 - 18h23
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

A Escola da Magistratura (Emagis) do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) realizou na quinta e sexta-feira (11 e 12) o curso Segurança para Magistrados. O evento aconteceu de forma presencial, em Curitiba, com a finalidade de capacitar os participantes em temas relacionados à segurança. 

O ato solene que marcou o início do evento contou com a participação do  presidente da Comissão Permanente de Segurança do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Luiz Carlos Canalli, do diretor do Foro da SJPR, juiz federal José Antonio Savaris, e um dos coordenadores do curso, juiz federal José Luis Luvizetto Terra. 

O presidente da Comissão de Segurança TRF4 ressaltou que diante de todo o avanço tecnológico é necessário abordar não apenas a segurança física, mas também cibernética. “Hoje, a grande exposição é no meio virtual. A ideia do curso é justamente fornecer subsídios para que todos possam enfrentar as vulnerabilidades que existem no ambiente virtual. Se não resolver, pelo menos queremos alertar sobre os perigos existentes”.

José Antonio Savaris ressaltou a imensa alegria em contribuir com projetos que envolvem a questão de segurança. “O Projeto de Segurança Institucional trata de temas importantes e urgentes. Queremos, com isso, instalar uma cultura que valorize ainda mais a qualificação e a capacitação de todos os envolvidos quando falamos em segurança”. 

Além de capacitar o magistrado para que possa identificar ameaças e situações de risco, o treinamento serviu também para que juízes conheçam e apliquem técnicas e procedimentos de segurança pessoal, segurança da informação, técnicas de manuseio de armas de fogo e ainda consigam avaliar situações de risco para adotar medidas de segurança e autodefesa que auxiliem na proteção da própria integridade física, na de seus pares e familiares. 

O treinamento buscou unificar ainda as vivências dentro do Poder Judiciário, proporcionando aulas teóricas e práticas relacionadas à segurança institucional e pessoal. Entre os assuntos debatidos nos workshops estavam: Segurança da Informação, Inteligência e Contrainteligência, Segurança pessoal, e Segurança no manuseio de armas de fogo e fundamentos de tiro.


Imagem da mesa de autoridades.
José Luis Luvizetto Terra, José Antonio Savaris, Luiz Carlos Canalli e Pietro Martins de Oliveira
Imagem da mesa de autoridades.Fotografia dos magistrados e magistradas durante participação do curso.