JFRS | Administração

Contratação agilizará gestão documental de processos físicos

21/08/2023 - 11h41
Atualizada em 21/08/2023 - 12h12
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

A existência de mais de um milhão de processos em suporte de papel nos arquivos da instituição versus o número limitado de servidores para realizar o trabalho de gestão documental. Para solucionar esta equação, a Justiça Federal do RS (JFRS) contratou uma empresa especializada para auxiliar no trabalho de seleção e preparação da eliminação de processos judiciais que já cumpriram a temporalidade necessária para sua guarda.

Ainda que hoje os processos judiciais e administrativos tramitem exclusivamente de forma eletrônica na JFRS, ainda há um expressivo acervo de processos físicos, incluindo aqueles que já podem ser eliminados, mas continuam ocupando espaços nos arquivos e gerando custos para sua conservação. Isto ocorre porque o trabalho de eliminação é criterioso, inclui a verificação, análise de informações e requisitos de cada processo, confirmação e/ou retificação de dados no sistema informatizado, e a marcação e/ou retirada de peças a serem preservadas. De acordo com a Constituição Federal, os acervos documentais do Poder Judiciário de guarda permanente constituem patrimônio cultural e histórico, e devem ser preservados.

Com limitação em recursos humanos na área da gestão documental, a Justiça Federal gaúcha contratou uma empresa que somará esforços com os servidores do Núcleo de Documentação e Memória (Ndoc) da instituição na seleção e preparação da eliminação de processos. A equipe especializada contratada começou sua atividade no dia 1/8, quando passou por um treinamento em que foram apresentados os procedimentos a serem realizados e os cuidados envolvidos.

Segundo a diretora do Ndoc, a arquivista Tassiara Kich, inicialmente a equipe dedicará seu trabalho aos cerca de 200 mil processos físicos digitalizados para a tramitação eletrônica na JFRS. A expectativa é que a contratação permitirá a eliminação de quantidade expressiva de autos, com a manutenção das informações necessárias, o que resultará na liberação de espaço físico e melhor gestão e cuidado com os documentos que precisam ser mantidos.

 

Secos/JFRS (secos@jfrs.jus.br)


foto de equipe trabalhando com pastas de processos físicos e computadores
foto de equipe trabalhando com pastas de processos físicos e computadoresfoto de pessoas sentadas observando apresentação de mulher de costasfoto de equipe trabalhando com pastas de processos físicos e computadoresfoto de pessoas sentadas observando apresentação de mulher de costasfoto de equipe trabalhando com pastas de processos físicos e computadores