JFSC | Oportunidades

TRF4 e JFSC participam do seminário dos 10 anos do projeto Novos Caminhos

23/08/2023 - 13h48
Atualizada em 23/08/2023 - 13h49
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) realizou ontem (22/8) a cerimônia de abertura do seminário comemorativo dos 10 anos de atuação do programa Novos Caminhos. Ao reunir representantes das entidades parceiras e jovens participantes da iniciativa, além de homenageados e autoridades, o programa mostrou como o trabalho desenvolvido pelo TJSC, a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) tem gerado oportunidades e transformado vidas.

O evento foi realizado no auditório do Pleno, em Florianópolis, com programação temática incluindo depoimentos, palestras e debates. O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) foi representado pela desembargadora federal Eliana Paggiarin Marinho e a Justiça Federal em Santa Catarina pelo diretor do Foro da Seção Judiciária, juiz federal Henrique Luiz Hartman.

Ao abrir o seminário, o diretor institucional jurídico da Fiesc, Carlos José Kurtz, citou a importância do programa para as crianças, adolescentes e jovens participantes. “Ele proporciona não apenas saúde, não apenas educação, não apenas conhecimento e empregabilidade, mas também cidadania. Acima de tudo, o programa representa esperança”, disse Kurtz.

Para a primeira vice-presidente da AMC, juíza Janiara Maldaner Corbetta, o comprometimento para com a iniciativa, pela sua grande importância para o sistema de Justiça e para toda a sociedade, deve ser encarado como uma missão por todas as instituições envolvidas. “Esse sucesso e a confiança dos atuais e futuros parceiros só podem ser obtidos pela manutenção tanto da excelência do trabalho prestado como da transparência desse trabalho”, observou a magistrada.

Como chefe da Coordenadoria da Infância e da Juventude (CEIJ), órgão do TJSC que é o responsável principal pela gestão e desenvolvimento do Novos Caminhos, o desembargador Álvaro Luiz Pereira de Andrade agradeceu às entidades parceiras, especialmente às pessoas que acreditaram no projeto e se empenharam para seu sucesso. “Muito obrigado aos adolescentes e jovens que, participando do programa, nos proporcionaram essa sensação maravilhosa de acompanhar seu desenvolvimento, o incremento de suas capacidades e sua transformação em protagonistas de suas próprias histórias”, complementou.

O magistrado também destacou a nacionalização do programa, incentivado pelo Conselho Nacional de Justiça, e deu as boas-vindas os representantes dos tribunais de Justiça, Federações de Indústrias e Associações de Magistrados dos Estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Roraima e Tocantins.

O vice-presidente do TJSC, desembargador Altamiro de Oliveira, citou números e lembrou que o Novos Caminhos chamou a atenção do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Por meio da diretriz do CNJ n. 11/2023, o programa foi nacionalizado neste ano. “Portanto, celebremos esses 10 anos de conquistas e olhemos para o futuro com otimismo. O programa Novos Caminhos continuará a ser um farol de esperança, guiando os jovens em direção a um futuro mais promissor”.

O Programa

O Novos Caminhos tem como finalidade desenvolver as potencialidades e contribuir para a construção da autonomia de crianças e adolescentes com idade acima de seis anos, que se encontram ou passaram por medida protetiva de acolhimento, a fim de proporcionar-lhes a perspectiva de uma vida adulta com qualidade e dignidade. Ao ingressarem na iniciativa, os jovens são acompanhados individualmente e encaminhados a programas de escolarização, profissionalização e atividades complementares. Nascido em Chapecó em 2013, o programa viabilizou, ao longo destes 10 anos, mais de 13 mil matrículas em cursos profissionalizantes. Além disso, propiciou a inclusão de 1,2 mil jovens no mercado de trabalho.

O programa reúne também as seguintes entidades: Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC); Ministério Público de Santa Catarina (MPSC); Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio); Associação Catarinense de Medicina; Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag); Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) – Administração Regional de Santa Catarina; Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC); e Serviço Social do Comércio – Sesc/Fecomércio.

Fonte: TJSC/Imprensa.


Evento aconteceu no auditório do Pleno do TJSC.