JFSC | Semana Nacional

Roda de conversa discute inclusão de pessoas com deficiência

11/09/2023 - 18h09
Atualizada em 11/09/2023 - 18h09
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Em alusão à Semana de Luca da Pessoa com Deficiência (PcD), a Justiça Federal em Santa Catarina (JFSC) realizou hoje (11/9) à tarde, em Florianópolis, uma roda de conversa com a presidente do Instituto Guga Kuerten, Alice Kuerten, e a auditora fiscal do trabalho Luciana Xavier Sans de Carvalho, com a participação de juízes e servidores, que relataram experiências e discutiram como promover a inclusão.

Para Alice Kuerten, “todos nós temos limitações, a única coisa que precisamos é oportunidade”. Segundo ela, é preciso “acabar com o preconceito da piedade” e “olhar o que [elas e eles] têm de potencial”. Alice ainda comentou sobre a necessidade inclusive de prevenção, para que os espaços sejam projetados e construídos para atender demandas que possam surgir no futuro.

A auditora Luciana Carvalho observou que, para poder ajudar uma pessoa com deficiência “não se pode, com medo de errar, deixar de se aproximar e entender a necessidade”. A postura deve ser “perguntar sempre”. Para ela, o que define uma deficiência não é a condição pessoal, mas a interação da eventual limitação com as barreiras que existem nos ambientes.

A servidora Emiliane Rengel e Joceli Righi, que desenvolveram o tema durante o Programa de Desenvolvimento Gerencial da JFSC, compartilharam experiências e fizeram perguntas aos convidados. Emiliane afirmou que “falta pensar [sobre a questão] com mais naturalidade” e prestar atenção em detalhes simples do cotidiano.

O debate foi coordenado pelo diretor do Foro da JFSC, juiz federal Henrique Luiz Hartmann, para quem as medidas dirigidas às PcD “não são um favor, mas garantias de direitos”. O círculo ainda teve a participação da diretora de secretaria da 5ª Vara Federal de Florianópolis, Emiliane Brum Gonçalves Rengel, e do agente de Polícia Judicial Joceli Righi de Righi. Por videoconferência, participaram integrantes do Projeto Acessa da JFRS, juiz federal Bruno Polgati Diehl, servidoras Carolina Mousquer Lima e Caroline Domanski Dall Acua e servidor Daniel Espíndola da Costa.

Os integrantes do Projeto Acessa falaram sobre alterações realizadas no sistema de processo eletrônico (eproc) com o objetivo de eliminar obstáculos enfrentados por PcD, tornando seu uso mais acessível ao público que trabalha ou interage com a Justiça Federal. A conversa integrou a programação do Encontro de Novos Servidores e Novas Servidores, que acontece hoje e amanhã (12/9).


Luciana Carvalho (E), Alice Kuerten, Henrique Hartmann, Joceli Righi e Emiliane Rengel