Menino de 13 anos garante direito de receber benefício por falecimento da avó
Atualizada em 25/10/2023 - 16h50
A 2ª Vara Federal de Novo Hamburgo (RS) concedeu pensão por morte a um menino de 13 anos em razão do falecimento da sua avó. A sentença, publicada no dia 20/10, é do juiz Selmar Saraiva da Silva Filho.
O pai da criança entrou com ação narrando que o menino morava com a avó desde pequeno até o falecimento desta em março de 2021. Argumentou que era ela quem efetivamente cuidava do menino e que ele dependia financeiramente dela, o que justificaria o recebimento de pensão por morte.
Ao analisar o caso, o juiz observou que o menino possuía 11 anos na data do falecimento da vó. Diante das provas juntadas ao processo, ele concluiu que o menor “viveu com a sua avó paterna desde tenra idade, como se fosse seu filho, desde cerca de seus 03 (três) anos de idade e que a apontada instituidora era a responsável por ele tanto em relação à instrução escolar, quando em relação à saúde e a manutenção em geral, de modo que a circunstância de ele ainda ter pais vivos, não afasta a circunstância fática predominante que foi revelada, ou seja, de que estava sob a guarda de fato da avó”.
O magistrado julgou procedente a ação condenando o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) ao pagamento do benefício ao menino, a contar da data de falecimento da avó até que ele complete 21 anos. Cabe recurso às Turmas Recursais.
Secos/JFRS (secos@jfrs.jus.br)
notícias relacionadas
notícias recentes
-
JFSCJFSC | Danos moraisCEF é condenada a pagar R$ 50 mil por discriminação de pessoa negra em porta de agência29/10/2025 - 15:41 -
JFPRJFPR | MORADIAMaior mutirão habitacional da JFPR permitirá regularização de quase 500 imóveis em Londrina29/10/2025 - 14:29 -
JFPRJFPR | ComemoraçãoDia do Servidor é celebrado com ideias criativas, palestras e confraternização29/10/2025 - 14:15







