TRF4 | Posse

Justiça Federal da 4ª Região recebe 30 novos juízes e juízas substitutos

01/12/2023 - 18h35
Atualizada em 01/12/2023 - 19h16
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

A Justiça Federal da 4ª Região ganhou hoje (1°/12) 30 juízas e juízes federais substitutos. A solenidade de posse foi realizada nesta tarde no Plenário do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre. A cerimônia foi acompanhada, tanto presencialmente quanto de forma remota, por diversas autoridades, magistrados e servidores do Poder Judiciário. O evento também foi transmitido para o público externo pelo canal oficial do TRF4 no YouTube.

Os 30 empossados foram aprovados no XVIII Concurso Público para provimento de cargo de juíza federal substituta e de juiz federal substituto da 4ª Região, que foi finalizado no último mês de novembro e teve 5707 inscritos.

A abertura da solenidade foi feita pelo presidente do TRF4, desembargador Fernando Quadros da Silva, que coordenou a cerimônia. Na sequência, todos os empossandos prestaram o compromisso do cargo e assinaram o termo de posse, recebendo a carteira funcional das mãos do presidente.

Em seguida, o desembargador Quadros da Silva os declarou oficialmente empossados no cargo de juízas e juízes federais substitutos, e o diretor-geral do tribunal, Arnaldo Fernando Girotto, fez a leitura do termo de posse.

Compromisso com direitos fundamentais e desenvolvimento social

O desembargador Roger Raupp Rios, integrante do TRF4 e membro da banca examinadora do XVIII Concurso, saudou os empossados em nome da corte. “O que neste momento de posse se enaltece é a expressão de um chamado que vem da sociedade e de várias instituições jurídicas para a prática de uma jurisdição comprometida com a Constituição, com os direitos fundamentais, com a democracia e com o desenvolvimento humano e social”, ele declarou.

Em sua fala, Rios ressaltou o que é esperado dos novos magistrados ao assumirem suas funções: “não somente é necessário o domínio técnico e o conhecimento vasto do ordenamento jurídico, mas também é incontornável que juízas e juízes participem da vida das organizações judiciárias e que cooperem com seu aperfeiçoamento; mais que isso, é preciso empenhar-se no aprendizado da arte do convívio com uma sociedade que é diversa, plural, complexa, desigual e injusta”.

Ao concluir o pronunciamento, ele relembrou aos empossados que o cargo público e a carreira da magistratura não devem ser vistos como “um prêmio a ser usufruído por quem o conquistou, nem como um patrimônio a ser gozado, pois trata-se de uma responsabilidade, que bem vivida, nos moldes do Estado Democrático de Direito, é sim perspectiva de realização pessoal e social muito nobre”.

Missão de fazer justiça

A juíza substituta Yasmin Duarte, que foi a primeira colocada entre os candidatos aprovados no XVIII Concurso, falou em nome do grupo de empossados. “Hoje, o que antes era apenas um sonho, transformou-se em realidade, concretizou-se com o peso das carteiras funcionais que temos em nossas mãos”, ela pontuou.

De acordo com a magistrada, “as carteiras representam o nosso compromisso com a sociedade, com a Constituição Federal e com este TRF4, uma corte de decisões paradigmáticas, de julgamentos de casos históricos e de promoção dos direitos humanos”.

Encerrando o seu discurso, Duarte assegurou que “todos os colegas que tomaram posse estão cientes de que hoje se iniciam 30 novas trajetórias que serão pautadas pela integridade, pela independência e pela humanidade; assim, estamos prontos para contribuir com o Poder Judiciário na busca da sua função precípua: fazer justiça”.

Renovação da esperança

Já o presidente do TRF4, ao cumprimentar os novos juízes e juízas, destacou: “neste momento de realização e de felicitações, devem ser elogiadas a qualidade intelectual e a resistência que, todos sabemos, são bastante exigidas dos candidatos que enfrentam um concurso da magistratura”.

Quadros da Silva acrescentou que a posse de novos integrantes é uma ocasião significativa porque se renova a esperança na Justiça, nos ideais e nos valores que norteiam a magistratura.

“Agradeço a disposição dos novos magistrados de vir somar à Justiça Federal, com a certeza de que estão prontos para o esforço e para a dedicação que o serviço público exige de nós”, disse o presidente antes de finalizar a solenidade.

Após o término da cerimônia, os empossados receberam os cumprimentos de familiares e de amigos no Plenário do tribunal.

Confira abaixo os nomes dos novos juízes e juízas federais substitutos da 4ª Região

- Yasmin Duarte;
- Igor de Lazari Barbosa Carneiro;
- Camila Lapolli de Moraes;
- Júlio César Souza dos Santos;
- Roger Rasador Oliveira;
- Eric de Moraes;
- Adeilson Luz de Oliveira;
- Gerhard de Souza Penha;
- Bruno Rodolfo de Oliveira Melo;
- Ivanise Nunes Pereira;
- Carla Roberta Dantas Cursi;
- Mirela Machado Salvi;
- Fernando Antonio Gaitkoski;
- Davi Kassick Ferreira;
- Lindomar de Sousa Coqueiro Júnior;
- Elizângela de Paula Pereira;
- Guilherme Regueira Pitta;
- Adriana Liberalesso da Silva;
- Renato Adolfo Tonelli Junior;
- Adolpho Augusto Lima Azevedo;
- Henrique Norberto Gontijo Abreu;
- Aline Cristina Zimmer;
- Christian Lucas Del Cantoni;
- Wyktor Lucas Meira;
- Matheus Varoni Soper;
- Henrique Franck Naiditch;
- João Pedro Gomes Machado;
- André Francovig Menegazzo;
- Mariana Rezende Guimarães;
- Renata Marques Osborne Da Costa.

Para ver mais fotos do evento, acesse o Flickr do TRF4 no seguinte link: https://www.trf4.jus.br/vdhAH.

ACS/TRF4 (acs@trf4.jus.br)


30 juízas e juízes federais substitutos tomaram posse nesta tarde (1º/12)
30 juízas e juízes federais substitutos tomaram posse nesta tarde (1º/12)
30 juízas e juízes federais substitutos tomaram posse nesta tarde (1º/12)Os novos magistrados entrando no Plenário do TRF4A solenidade foi acompanhada por autoridades, magistrados e servidores do Poder JudiciárioA juíza substituta Yasmin Duarte, primeira colocada entre os candidatos aprovados no concurso, falou em nome do grupo de empossadosA cerimônia aconteceu no Plenário do TRF4O presidente do TRF4, desembargador Fernando Quadros da Silva (centro), coordenou a cerimôniaO desembargador Roger Raupp Rios saudou os empossados em nome do tribunalA mesa do evento foi composta por autoridades do Poder Judiciário