Pessoa Jurídica inscrita em conselho profissional deve pagar anuidade
Atualizada em 01/07/2024 - 14h02
Ao registrar-se voluntariamente em um conselho de fiscalização profissional, o inscrito configura o fato gerador e fica obrigado a pagar as anuidades. Com este entendimento, a Turma Regional de Uniformização (TRU) dos Juizados Especiais Federais (JEFs) da 4ª Região negou pedido de uma empresa catarinense que requeria inexigibilidade de anuidade por parte do Conselho Regional de Medicina Veterinária do RS por não exercer atividade privativa de veterinária.
Conforme o relator, juiz federal Rodrigo de Souza Cruz, “embora não obrigadas à inscrição, as pessoas jurídicas que não desenvolvem atividades privativas devem a anuidade ao conselho junto ao qual se registram voluntariamente, por força da expressa previsão legal contida no art. 5º da Lei nº 12.514/11”.
A decisão unânime foi tomada na sessão de 21 de junho e fixou a seguinte tese, que deverá ser seguida pelos JEFs da 4ª Região:
Ainda que no caso concreto inexista obrigatoriedade de inscrição junto ao conselho de fiscalização profissional ou de contratação de profissional habilitado, o registro voluntário junto à entidade de fiscalização obriga ao pagamento das respectivas anuidades, tendo em vista configurar o fato gerador descrito no art. 5º da Lei nº 12.514/11, dispositivo esse aplicável tanto às pessoas físicas quanto jurídicas.
5002619-77.2022.4.04.7118/TRF
notícias relacionadas
notícias recentes
-
JFRSJFRS | Patrimônio HistóricoJF Pelotas promove acordo envolvendo projeto de requalificação e reforma do entorno da Praça Piratinino de Almeida24/10/2025 - 15:57 -
TRF4TRF4 | PAGAMENTOSTRF4 disponibiliza mais de R$ 699 milhões em RPVs autuadas em setembro de 202524/10/2025 - 14:29 -
JFRSJFRS | TJMRSJFRS participa de evento apresentando as ações para preservar a memória do desastre climático de 202423/10/2025 - 15:32







