Diálogos em Mediação debate os desafios da mediação de conflitos no último encontro de 2024
Atualizada em 28/11/2024 - 19h16
O Sistema de Conciliação do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (Sistcon/TRF4) promoveu, nesta quarta-feira (27/11), o encontro mensal do projeto Diálogos em Mediação, iniciativa que visa aperfeiçoar a formação de conciliadores e mediadores. No último encontro de 2024, foram debatidos os desafios da mediação em casos nos quais as emoções são um obstáculo para a construção do diálogo e, consequentemente, da conciliação.
O Diálogos em Mediação é um projeto inserido dentro das ações formativas do Sistcon como forma de complementar os cursos de formação em mediação. A iniciativa busca fomentar um debate horizontal e coletivo sobre casos práticos, resguardando-se o sigilo sobre as partes envolvidas, estabelecer vínculos entre os atores da conciliação e da mediação na Justiça Federal da 4ª Região e assegurar a formação continuada dos mediadores e conciliadores.
O encontro do dia 27/11 foi conduzido pelas mediadoras Queles Braz, do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscon) da Sede Avançada de Pelotas (RS), Michelle Bressan e Claudia Perini, do Cejuscon da Sede Avançada de Santa Cruz do Sul (RS).
Para tratar a temática das emoções no campo da mediação, foi realizada uma simulação a partir de um caso real envolvendo uma estudante de Direito que foi impossibilitada de continuar frequentando regularmente a faculdade e receber a sua certificação de conclusão do curso. Na dramatização, as falas da estudante e da reitora da instituição de ensino se atravessam, com acusações e ofensas por ambas as partes, impossibilitando que fosse estabelecido um diálogo construtivo.
O encontro proporcionou um debate sobre as emoções dos envolvidos nas sessões de mediação, destacando ferramentas e técnicas para uma conciliação eficaz. Os participantes, alternando papéis, refletiram sobre a organização do diálogo, as perguntas e estratégias para superar posições fixas e os desafios do caso. A discussão também enfatizou a importância das habilidades emocionais do mediador para conduzir situações complexas.
Foram norteadoras da discussão as seguintes questões: “Como você, enquanto mediador, organizaria o diálogo desse estudo de caso?”, “Quais perguntas e ferramentas utilizaria para oportunizar que os participantes saíssem de suas posições?”, “No seu ponto de vista, qual foi o maior desafio como mediador de um caso como este?” e “Que habilidades emocionais suas você entende e acredita que auxilia você neste caso?”.
Fonte: Sistcon/TRF4
notícias relacionadas
notícias recentes
-
JFRSJFRS | Tribunal do JúriAcusados de tentar matar policial federal serão julgados amanhã em Rio Grande02/12/2024 - 18:01
-
JFPRJFPR | CelebraçãoCerimônia na JFPR marca primeiro ano de ações do Projeto Aproxima29/11/2024 - 18:30
-
TRF4TRF4 | Processo eletrônicoeproc ganha nova marca ao completar 15 anos29/11/2024 - 18:01