JFRS | Solenidade

Evento celebra os 20 anos da Justiça Federal em Cruz Alta

10/12/2024 - 18h12
Atualizada em 10/12/2024 - 18h47
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

As duas décadas de atuação da Justiça Federal em Cruz Alta(RS) foram celebrados ontem (9/12) em solenidade realizada no prédio-sede da instituição no município. O movimento para a instalação da Vara Federal, o início da subseção, o desenvolvimento e o trabalho realizado foram relembrados no evento.

A cerimônia foi conduzida pelo desembargador Alexandre Gonçalves Lippel, representando a Presidência do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), acompanhado pela diretora do Foro da Justiça Federal do RS (JFRS), juíza Carla Evelise Justino Hendges, e pelo diretor do Foro da Justiça Federal em Cruz Alta, juiz Tiago Fontoura de Souza.

Também estavam presentes o vice-diretor do Foro da JFRS, juiz Fábio Dutra Lucarelli; o ouvidor da JFRS, juiz Gerson Godinho da Costa; a diretora do Foro da Comarca de Cruz Alta, juíza Luana Schneider; a presidente da Subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil, Sandra Marchionatti Terra; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rogério Coradini Oliveira, representando o Município de Cruz Alta; entre outras autoridades.

O evento contou com a presença da Banda da 3ª Divisão de Exército que tocou os Hinos Nacional, do Estado do Rio Grande do Sul e da cidade de Cruz Alta.

Na abertura da solenidade, o diretor do Foro local, juiz Tiago Fontoura de Souza, destacou que a construção da subseção foi um esforço coletivo, que contou com a dedicação de vários atores, como os advogados e os primeiros magistrados e servidores. “Ao longo desses 20 anos, a 1ª Vara Federal de Cruz Alta tem sido um farol de justiça, solucionando milhares de processos e impactando positivamente a vida de inúmeros cidadãos, principalmente aqueles que se encontram em estado de vulnerabilidade social nos 13 municípios que compõem a nossa jurisdição”.

O magistrado ressaltou o compromisso da unidade com a agilidade e a cidadania, relembrando que resolveram 226 processos envolvendo o auxílio emergencial, o que aponta para o papel fundamental da Justiça em momentos de crise, como o enfrentado durante a pandemia da Covid-19. Ele ainda afirmou que, após a especialização e regionalização de competências, a “1ª Vara Federal passou a atuar mais massivamente com processos previdenciários e, por conseguinte, vem contribuindo significativamente para a melhoria das condições de vida de segurados em uma extensão ainda maior, distribuindo, ao longo do ano de 2023, mais de R$ 32 milhões em Requisições de Pequeno Valor e precatórios, bem como ao longo deste ano foram pagos mais de R$ 53 milhões”.

O diretor do Foro local sublinhou que a instalação da unidade judiciária no município representou “um avanço significativo para região, proporcionando maior celeridade e eficiência na resolução de conflitos e garantindo acesso à justiça”. Ele concluiu sua fala renovando o compromisso da unidade em “continuar trabalhando com dedicação e profissionalismo para garantir a efetividade da justiça e o bem-estar da comunidade”.

Para finalizar, Souza reconheceu o trabalho da Comissão Pró Instalação da Justiça Federal em Cruz Alta, que foi iniciado com a OAB local. Ele entregou um certificado de homenagem a entidade, que foi recebida pela presidente da instituição. O reconhecimento também foi estendido aos seis primeiros servidores.

Na sequência, a diretora do Foro da JFRS, juíza Carla Evelise Justino Hendges, pontou ser um momento feliz pensar nesses duas décadas de atuação da Justiça Federal no município e na região, principalmente observando, pelas histórias mencionadas, como foi a configuração inicial e quanto se avançou neste tempo. “Esperamos que outros 20 anos venham. Que a Justiça esteja junto da comunidade, trabalhando para o bem-estar, a promoção da justiça e da igualdade”.

Por fim, o desembargador Alexandre Gonçalves Lippel comentou que era a primeira vez que visita Cruz Alta e que ficou impressionado com a recepção, o que, para ele, mostrava o acerto que foi o investimento da sociedade e do TRF4 na instalação da Justiça Federal no município. Parabenizou o trabalho realizado por magistrados e servidores que, com qualificação e espírito público, procuram contribuir para a construção de uma sociedade melhor, mais fraterna.

Nucom/JFRS (secos@jfrs.jus.br)


Diversas pessoas estão sentadas em cadeiras. Na primeira filha, estão militares do exército com fardas de gala, homens de terno.
Público lotou auditório para acompanhar a solenidade
Diversas pessoas estão sentadas em cadeiras. Na primeira filha, estão militares do exército com fardas de gala, homens de terno.Juiz Tiago está ao lado da presidente da OAB, que segura um certificado nas mãosDiversas pessoas estão em pé uma ao lado da outra posando para a fotoSentados em poltronas individuais, os magistrados compõe a sala de honra da solenidadeEm pé, os militares tocam os instrumentos de sopro com o maestro na frente