TRF4 | Assédio Não!

Justiça Federal da 4ª Região promove campanha de combate ao assédio e à discriminação

02/05/2025 - 16h26
Atualizada em 02/05/2025 - 16h30
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Na próxima semana, entre os dias 5 e 12/5, o Poder Judiciário brasileiro realizará a Semana Nacional de Combate ao Assédio e à Discriminação. A Justiça Federal da 4ª Região está engajada nesta iniciativa e lançou hoje (2/5) a “Campanha 2025: Assédio e discriminação, pode até não parecer, mas é”.

A campanha é baseada no fato de que o assédio moral, sexual e a discriminação são comportamentos abusivos presentes nas relações interpessoais e de trabalho que devem ser combatidos de todas as formas.

Para enfrentar especialmente a desinformação sobre estas condutas que atentam contra a integridade, identidade e dignidade humana dos trabalhadores, as Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação (CPEAs) do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e das Seções Judiciárias do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná (SJRS, SJSC e SJPR) desenvolveram a campanha institucional, com a finalidade de divulgar amplamente as formas de assédio e discriminação, buscando acima de tudo conscientizar e prevenir comportamentos inadequados e abusivos em toda a instituição.

A campanha regional de comunicação institucional proposta pelas CPEAs foi criada pela Divisão de Conteúdo Institucional da Assessoria de Comunicação Social (ACS) do TRF4, a partir dos conteúdos das cartilhas desenvolvidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo Conselho da Justiça Federal (CJF).

Com o slogan “Pode até não parecer, mas é”, as peças gráficas divulgam atitudes cotidianas nos relacionamentos profissionais que podem caracterizar assédio moral, sexual e discriminação, nas suas variadas expressões.

Para chancelar todas as campanhas promovidas pela Comissão, foi criado ainda o selo “Assédio Não”, que sintetiza a política implementada na 4ª Região no sentido de prevenir e combater todas as formas de assédio e discriminação na instituição.

Ainda no mês de maio, serão encaminhados a todas as subseções da 4ª Região cartazes e materiais digitais para divulgação da campanha nas dependências das unidades administrativas e judiciárias.

A desembargadora federal Salise Monteiro Sanchotene, presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação do TRF4, gravou um vídeo com um entrevista para falar sobre a importância da campanha. Assista abaixo a entrevista com a magistrada na íntegra:

 

Para conhecer mais sobre assédio e atitudes discriminatórias no ambiente de trabalho, acesse a íntegra da Cartilha do CNJ e da Cartilha do CJF pelos seguintes links: https://www.trf4.jus.br/J38vJ e https://www.trf4.jus.br/SbZln.

Informação e acolhimento

As Comissões (CPEAs), criadas pela Resolução TRF4 nº 132/2021, têm o papel de fomentar a implantação da Política de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio, apoiada nas responsabilidades compartilhadas por todos os atores institucionais, a fim de promover o trabalho digno, saudável, seguro e sustentável na Justiça Federal da 4ª Região.

Para prestar esclarecimentos e orientar as pessoas sobre condutas que possam caracterizar assédio ou discriminação, individual e coletiva, as CPEAs do TRF4 e das Seccionais mantêm um canal permanente de acolhimento para a escuta e o encaminhamento de casos, oferecendo inclusive acompanhamento para que as unidades proporcionem ambientes de trabalho sadios, respeitosos e seguros para todos.

Os canais de atendimento podem ser acessados na página das Comissões pelo seguinte link: https://www.trf4.jus.br/LjxYC.

Semana Nacional

Criada pelo CNJ e instituída pela Resolução nº 450/2022, a Semana Nacional de Combate ao Assédio e à Discriminação é realizada sempre em maio e inserida em agenda permanente dos tribunais brasileiros. No período, os tribunais de todo o país realizam iniciativas diversificadas, como rodas de conversa, treinamentos, campanhas institucionais e produção de conteúdos, entre outras, para sensibilizar as equipes sobre a importância do combate ao assédio moral e sexual, e à discriminação no ambiente de trabalho.

Para saber mais informações sobre a Semana Nacional e a Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação do Poder Judiciário, acesse a página do CNJ pelo seguinte link: https://www.trf4.jus.br/Vxa22.

ACS/TRF4 (acs@trf4.jus.br)


A campanha 2025 de combate ao assédio moral, sexual e à discriminação foi lançada nesta sexta-feira (2/5)
A campanha 2025 de combate ao assédio moral, sexual e à discriminação foi lançada nesta sexta-feira (2/5)
A campanha 2025 de combate ao assédio moral, sexual e à discriminação foi lançada nesta sexta-feira (2/5)A desembargadora Salise Monteiro Sanchotene, presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação do TRF4, gravou entrevista falando sobre os objetivos da campanha