Projeto Aproxima desce a Serra para atender famílias de comunidades de Morretes
Atualizada em 08/05/2025 - 14h14
As equipes do Projeto Aproxima, da JFPR, estiveram em atendimento a cerca de 200 famílias das comunidades Sesmaria, Sapitanduva e Tangará, em Morretes, no litoral do Paraná, na última segunda-feira (5).
As atividades das instituições parceiras aconteceram durante todo o dia no Centro Comunitário Madre Teresa de Calcutá (Centro Pastoral), que fica na Comunidade Sesmaria. Foram dados encaminhamentos judiciais às diversas demandas, além de tabulados acordos sobre questões previdenciárias.
Destaque também para as atividades realizadas por representantes da Fiocruz no local, com um trabalho de conscientização ambiental com os moradores, especialmente as crianças.
Escuta ativa
Em escuta ativa, uma das lideranças da comunidade Sesmaria relatou que a falta de um sistema de esgoto adequado em algumas áreas é um dos maiores problemas enfrentados coletivamente. “As crianças começam a brincar, pisam naquela água, naquela sujeira. Tem muito cachorro solto, que tem dono, mas que não prende”, comenta.
Segundo a liderança, as famílias e as próprias crianças costumam ser orientadas a usar calçados. “A criançada aqui é assim: saiu, é com pé no chão”, diz. Como consequência, o que era uma questão ambiental se torna também uma questão de saúde pública. Isso porque, por vezes, as crianças acabam contraindo verminoses e dermatites.
“Teve um tempo que as crianças estavam todas cheias de ‘pelotinhas’, que coçavam e viravam feridas. Agora, deu uma amenizada, acho que pelo fato da Pastoral [da Criança] estar sempre orientando”.
Além da escuta ativa coletiva, as equipes do Projeto Aproxima promoveram escutas individuais, para encaminhamento dos moradores a variados serviços, como retirada ou atualização de documentação (RG, CPF, Título de Eleitor), consultas a aposentadorias e benefícios, entre diversas outras orientações.
Próxima visita
A próxima parada do Projeto Aproxima será nas comunidades caiçaras da Ilha de Valadares, em Paranaguá, no dia 16 de maio. As atividades estarão concentradas na Escola Municipal Graciela Elizabete Almada Diaz.
*A reprodução do conteúdo é autorizado desde que sejam atribuídos os devidos créditos à JFPR.
Núcleo de Comunicação Social da Justiça Federal do Paraná
COMSOC|JFPR - imprensa@jfpr.jus.br
notícias relacionadas
notícias recentes
-
JFSCJFSC | CooperaçãoDiretor do Foro faz visita institucional à Univali08/05/2025 - 17:06
-
JFRSJFRS | Destinação de verbasInstituições sem fins lucrativos recebem valores resultantes de acordos e condenações judiciais08/05/2025 - 15:29
-
JFPRJFPR | Inovação no JudiciárioJF de Foz do Iguaçu sedia encontro que antecede 1.° FestLab Sul08/05/2025 - 14:10