JFRS | Solenidade

Justiça Federal completa 20 anos em Carazinho (RS)

09/05/2025 - 15h26
Atualizada em 09/05/2025 - 15h26
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

 

A Justiça Federal iniciou sua atuação em Carazinho e região no dia 18 de maio de 2005. Nesses 20 anos, o trabalho diário de juízes e servidores já julgou milhares de ações, mas ainda há muito sendo feito. Esta história será relembrada na solenidade comemorativa agendada para o dia 14 de maio às 17h.

A instalação da 1ª Vara Federal de Carazinho, em 2005, facilitou o acesso da população aos serviços da Justiça Federal, já que, anteriormente, precisavam se deslocar até a cidade de Passo Fundo (RS). O início contou com a atuação do juiz Norton Luiz Benitez e de servidores removidos de outras unidades. Com o passar dos anos, a demanda aumentou e foi necessária a criação da 2ª Vara Federal, instalada em 4 de julho de 2012.

Hoje, as duas unidades têm jurisdição sobre 40 municípios da região. Em 2012, a sede da Justiça Federal em Carazinho  passou a ser na Rua Bento Gonçalves, 214, no bairro Vargas.

Atualmente, três juízes federais, 32 servidores e 11 estagiários trabalham em, aproximadamente, 5.054 processos. Somente no último ano, foram proferidas 5.676 sentenças e pagos 4895 Requisições de Pequeno Valor e Precatórios. Desde o primeiro ano de funcionamento, já foram distribuídas 130.884 ações na Justiça Federal em Erechim. 

Os números acima já apontam para a dedicação e empenho dos juízes e servidores que trabalham na unidade. Eles não medem esforços para fazer frente ao aumento da demanda e à agilização dos trâmites processuais. Entendem o impacto que as decisões judiciais provocam na vida das pessoas envolvidas, em especial as concessões de benefícios previdenciários, que atingem, na maioria dos casos, parcela vulnerável da sociedade brasileira. Dentre os processos que tramitam no local, merecem destaque as demandas envolvendo questões indígenas. 

 

Nucom/JFRS (secos@jfrs.jus.br)

 

 


Vista aérea de parte da cidade de Carazinho, com casas e prédios sob um céu nublado.