Dois projetos da JFRS envolvendo o desastre climático ganham menção honrosa
Atualizada em 12/05/2025 - 22h24
Os projetos "Gestão do acervo arquivístico da SJRS atingido pela enchente de maio/2024" e “Seção específica no Portal da Memória da Justiça Federal do RS dedicada aos registros do desastre climático de 2024” ganharam menção honrosa no Prêmio CNJ de Memória. A premiação aconteceu no último dia (9/5) do 5º Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (Enam), realizado em Goiânia (Go).
O Prêmio CNJ de Memória contempla ação, atividade, experiência, projeto, programa, produção científica ou trabalho acadêmico que contribua para a preservação, valorização e difusão dos bens culturais materiais e imateriais do Poder Judiciário, integrantes do patrimônio cultural brasileiro, e para a promoção dos direitos humanos.
O projeto "Gestão do acervo arquivístico da SJRS atingido pela enchente de maio/2024" foi agraciado com a menção honrosa na categoria Patrimônio Cultural Arquivístico. Ele apresentou os procedimentos adotados e que ainda estão sendo realizados para tentar recuperar o acervo da instituição atingido pela enchente. O arquivo da JFRS está localizado próximo ao Aeroporto Salgado Filho e a inundação, no local, atingiu 1,30 nas áreas internas e permaneceu sem escoamento durante todo o mês de maio. Foram atingidas quase 30.000 caixas de documentos, compostas na maioria por processos judiciais. Além das medidas emergenciais de limpeza e garantia da segurança das pessoas, o tratamento dos documentos gerou muitas discussões e incertezas, e levou a contratação de empresa terceirizada para a tentativa de secagem dos processos de 20.000 caixas.
Já o projeto “Seção específica no Portal da Memória da Justiça Federal do RS dedicada aos registros do desastre climático de 2024” ganhou menção honrosa na categoria Patrimônio Cultural Museológico. Esta seção temática narra o que foi o desastre climático, seus impactos e como ele também afetou a Justiça Federal da 4ª Região, já que as sedes em Porto Alegre e em Rio Grande e as casas de muitas pessoas do corpo funcional e de colaboradores foram alagadas. Contendo um acervo de imagens, vídeos e textos, a seção aborda temáticas variadas no enfrentamento da crise pela JFRS.
Enam
Instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por meio da Resolução nº 316/2020, o Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário é realizado anualmente desde 2021, preferencialmente na semana em que se celebra o Dia da Memória do Poder Judiciário, em 10 de maio.
Nesta 5ª edição, ele foi organizado conjuntamente pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT18) e Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), em parceria com o CNJ e apoio do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1 – Seção Judiciária do Estado de Goiás). Aconteceu de 6 a 9 de maio em Goiânia (GO) e teve como tema Memória, Cultura e Diversidade.
A programação do 5º Enam, incluiu painéis nos tribunais que sediam o evento, com temas sobre diversidade, memória, justiça social, parcerias culturais, museologia, valorização do eleitor indígena, além de visitas a centros de memórias, pinacotecas, sarau cultural, lançamento de revistas e livros, tour para conhecer a Art Déco na Praça Cívica, exposições virtuais.
Pela JFRS, participaram do evento a juíza federal Ingrid Schroder Sliwka, os juízes da Comissão de Gestão da Memória da JFRS, Andréia Castro Dias Moreira e Patrick Lucca Da Ros, e a diretora da Divisão de Memória e Documentação, Tassiara Jaqueline Fanck Kich.
A magistrada Andréia Moreira apresentou, no dia 8/5, no bloco "Boas Práticas Individuais", como os recursos humanos na JFRS são gerenciados, prática premiada no 2º Prêmio CNJ de Memória. Ela abordou a diversidade das equipes que atuam com a memória na instituição e os resultados alcançados com isso.
Com informações do Portal do 5º Enam.
Nucom/JFRS (secos@jfrs.jus.br)



notícias relacionadas
notícias recentes
-
JFPRJFPR | INSCRIÇÃOJF de Curitiba abre vaga para estágio em Informática12/05/2025 - 18:40
-
TRF4TRF4 | PrevençãoRoda de conversa com estagiários do TRF4 aborda assédio moral e sexual no trabalho12/05/2025 - 17:40
-
JFSCJFSC | CidadaniaJFSC participa da 3ª Semana Nacional do Registro Civil12/05/2025 - 16:08