Os 20 anos da Justiça Federal em Carazinho são relembrados em evento
Atualizada em 15/05/2025 - 19h31
As duas décadas de atuação da Justiça Federal em Carazinho (RS) foram celebrados ontem (14/5) em solenidade realizada no prédio-sede da instituição no município. Diversos momentos desta duas décadas foram relembrados no evento.
A cerimônia iniciou com a apresentação de um vídeo institucional que narrou fatos marcantes e homenageou juízes e servidores que passaram pela unidade. A solenidade foi conduzida pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador Fernando Quadros da Silva, acompanhado pela diretora do Foro da Justiça Federal do RS (JFRS), juíza Carla Evelise Justino Hendges e pelo diretor do Foro da Justiça Federal em Carazinho, juiz Cesar Augusto Vieira.
Também estavam presentes o vice-diretor do Foro da JFRS, juiz Fábio Dutra Lucarelli; o ouvidor da JFRS, juiz Gerson Godinho da Costa; o juiz auxiliar da Vice-Presidência do TRF4, Murilo Brião da Silva; o prefeito municipal, João Pedro Albuquerque de Azevedo; o presidente da Subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Tiago de Abreu Neuwald; entre outras autoridades, além dos servidores e colaboradores da Justiça Federal em Carazinho.
O presidente do TRF4 iniciou destacando a importância do evento, pois a memória é essencial para se projetar o futuro. Ressaltou que 20 anos não é um espaço pequeno e que este é um momento para agradecer a todos juízes, servidores, estagiários e colaboradores, além da OAB e do Ministério Público Federal, por contribuir, nessa caminhada conjunta, na construção de uma grande instituição.
Em seu pronunciamento, o diretor do Foro local sublinhou que a conquista da Vara Federal no município envolveu muita luta e que, após a instalação da unidade, o ingresso de ações só aumentou, o que culminou com o ganho da 2ª Vara Federal. Destacou o comprometimento e dedicação de servidores, juízes e estagiários em prestar a melhor jurisdição possível.
Fazendo uso da palavra, o presidente local da OAB afirmou que presenciou todo o processo da vinda da Justiça Federal para a cidade, pois tinha recém-iniciado sua carreira de advogado. Em nome da Ordem, ele agradeceu por todo o trabalho realizado pelo corpo funcional. “A Comarca é muito pequena e nós nos conhecemos de perto, então temos vínculos muito grandes e muito importantes. Desejamos uma vida longa a Justiça Federal em Carazinho”.
O juiz Murilo Brião da Silva, que já atuou na subseção, ressaltou que gostou muito do período em que trabalhou ali. “Tenho excelentes colegas aqui, os servidores formam uma família. O afeto que tenho por Carazinho jamais vai ser desfazer. A Justiça Federal em Carazinho é especial”.
Em seguida, a diretora do Foro da JFRS lembrou, no início, apenas oito servidores e um juiz vieram para a recém-instalada Vara Federal. “Olhamos agora e vemos quanto cresceu. Temos duas Varas, temos este prédio estruturado, temos o retorno que a Justiça Federal aqui tem uma boa aceitação da comunidade, se esforça para prestar uma boa jurisdição, rápida e efetiva”, concluiu parabenizando a todos pelo trabalho.
Na sequência, o prefeito afirmou que a Justiça Federal é parte decisiva da sua formação, pois ele foi estagiário da instituição. “Foi um grande aprendizado, foi um momento em que eu pude me encontrar dentro do Direito, conhecer a área previdenciária, que se tornou uma paixão e me guiou, posteriormente, na minha vida profissional”. Ainda lembrou que consultava os servidores para indicações de estagiários para contratar para seu escritório de advocacia, dada a formação que os estudantes que passavam por ali adquiriam.
Para encerrar a solenidade, foi descerrada uma placa que contém os nomes de todos os juízes, servidores, estagiários e colaboradores terceirizados que atuam na subseção atualmente.
Relacionamento interinstitucional
Aproveitando a passagem pela cidade de Carazinho, o juiz ouvidor Gerson Godinho da Costa e a diretora do Foro da JFRS se encontraram, antes da solenidade, com o presidente da subseção local da OAB, Tiago de Abreu Neuwald. Também participaram do encontro, pela Justiça Federal, o presidente do TRF4 e o juiz Murilo Brião da Silva, e pela Ordem, a secretária-geral, Letícia de Quadros, o secretário-geral adjunto, Thales Fragozo da Rosa, e a tesoureira, Tatiane Barboza dos Santos
A reunião tinha por objetivo conhecer as demandas dos advogados relacionadas ao atendimento e prestação jurisdicional da instituição, identificar pontos de melhoria e estabelecer um canal de interlocução. Costa pontuo que a Ouvidoria não tem um poder sancionatório, mas busca a resolução de problemas, fazendo uma intermediação com as unidades judiciárias em questões pontuais.
Na reunião, a pauta passou por diversos temas, incluindo o pagamento de Requisições de Pequeno Valor (RPV) e precatórios, a implantação dos benefícios previdenciários e as equalizações de trabalho.
A comitiva da Justiça Federal gaúcha também visitou a Unidade Avançada de Atendimento de Soledade (RS), que recebe ações previdenciárias e execuções fiscais e está vinculada a Justiça Federal em Carazinho. A diretora do Foro, o juiz Ouvidor e a diretora da Secretaria Administrativa, Ana Paula Amaral Silva Hollas, conheceram a estrutura e o atendimento prestado no local.
Nucom/JFRS (secos@jfrs.jus.br)
notícias relacionadas
notícias recentes
-
TRF4TRF4 | SuperaçãoSolenidade no TRF4 inaugura registro histórico da enchente de maio de 2024 no RS15/05/2025 - 19:28
-
JFPRJFPR | Município de Ponta GrossaJFPR autoriza pagamento parcelado e celebra acordos para regularizar imóveis do conjunto Santa Bárbara15/05/2025 - 17:38
-
JFRSJFRS | CondomínioCEF deve quitar taxas condominiais de imóvel adquirido em execução de garantia de contrato de financiamento15/05/2025 - 15:41