TRF4 | Inovação e boas práticas

TRF4 participa de encontro da Justiça Federal em Brasília

19/05/2025 - 17h41
Atualizada em 19/05/2025 - 17h49
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Na última semana, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) participou do I Encontro Nacional de Inovação e Boas Práticas da Justiça Federal. O evento foi realizado nos dias 14 e 15 de maio e foi organizado pelo Conselho da Justiça Federal (CJF), ocorrendo na sede do órgão, em Brasília. O encontro teve como objetivo proporcionar a troca de experiências sobre inovações e boas práticas adotadas nos TRFs, com ênfase no uso da Inteligência Artificial (IA) no Judiciário Federal.

A juíza federal Graziela Soares, magistrada auxiliar da Corregedoria da Justiça Federal da 4ª Região, e os servidores Clarissa Albuquerque Costa, da Justiça Federal do Paraná (JFPR), e Vitor Martins Dutra, do TRF4, foram palestrantes no evento, apresentando o projeto inovador “Central do FGTS”, indicado como um dos finalistas da premiação, e citando ações vinculadas ao programa Justiça 4.0. Ao final, eles receberam das mãos do juiz federal Erivaldo Ribeiro dos Santos, atual secretário-geral do CJF, a placa alusiva à indicação do projeto como um dos finalistas.

No mesmo evento, as juízas federais Daniela Tocchetto Cavalheiro, da Justiça Federal do Rio Grande do Sul (JFRS), e Giovanna Mayer, da JFPR, foram homenageadas pelo destacado papel e atuação inovadora no âmbito da Justiça Federal.

Ao final do encontro, o projeto “Juizados Especiais Virtuais”, desenvolvido pelo TRF6, foi escolhido como o vencedor da premiação.

Central do FGTS

A “Central do FGTS” foi uma unidade central criada para concentrar as demandas relacionadas ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), buscando imprimir maior produtividade e padronização nas sentenças que deveriam observar o precedente vinculante do Supremo Tribunal Federal (ADI 5090).

A ideia da central se conecta com as múltiplas possibilidades de automação das rotinas, incluindo especialmente aquelas relacionadas aos fluxos processuais, otimizando processos de trabalho.

Foram sentenciados mais de 545.000 processos, contribuindo com as Varas Federais de origem ao otimizar o processamento e julgamento dos feitos. Até o momento foram devolvidos às Varas - e já baixados – 480.197 processos.

ACS/TRF4 (acs@trf4.jus.br)


O evento aconteceu na sede do CJF entre os dias 14 e 15 de maio
O evento aconteceu na sede do CJF entre os dias 14 e 15 de maio
O evento aconteceu na sede do CJF entre os dias 14 e 15 de maioO servidor do TRF4 Vitor Martins Dutra palestrou no encontroA servidora da JFPR Clarissa Albuquerque Costa também participou do evento