Ana Blasi participa de reunião com prefeito de Porto Alegre para debater medidas de segurança na área do TRF4
Atualizada em 26/05/2025 - 22h03
Na tarde da última sexta-feira (23/5), a ouvidora da Mulher do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargadora federal Ana Cristina Ferro Blasi, participou de uma reunião com o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo. O objetivo do encontro, realizado na sede da Prefeitura, foi debater medidas para aprimorar a segurança pública e a iluminação no entorno do prédio sede do TRF4, localizado no bairro Praia de Belas da capital gaúcha.
A reunião foi motivada pelos relatos que a Ouvidoria da Mulher do tribunal tem recebido de servidoras e colaboradoras terceirizadas do TRF4 denunciando a falta de segurança pública e a parca iluminação na área. A ouvidora da Mulher do TRF4 estava acompanhada das juízas federais Carla Evelise Justino Hendges, diretora do Foro da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul (SJRS), e Marciane Bonzanini, ouvidora da SJRS.
Segunda a desembargadora Blasi, “a ideia é formar uma parceria entre os órgãos federais que estão instalados na área do perímetro do TRF4 e a Prefeitura de Porto Alegre para uma união de esforços no sentido de buscar a melhoria da segurança pública e da iluminação pública em volta dos prédios; unindo as mulheres que ocupam cargos de direção ou chefia nesses órgãos públicos federais para levar esse nosso pleito ao prefeito”.
A magistrada ainda acrescentou que “embora saibamos dos esforços das autoridades públicas em combater os crimes contra mulheres, os relatos recebidos na Ouvidoria da Mulher do TRF4 preocupam, pois são de mulheres que circulam diariamente nas ruas em torno do prédio sede e descrevem situações de medo e de insegurança ao se deslocarem para as avenidas de acesso, sobretudo, ao final do expediente, dada a pouco iluminação pública nas ruas e nos pontos de ônibus adjacentes”.
Durante a reunião, a Prefeitura se comprometeu a realizar alguns encaminhamentos e medidas preventivas de segurança já a partir desta semana como, por exemplo: poda de árvores que interferem na iluminação; troca de lâmpadas queimadas e instalação de lâmpadas faltantes; eliminação de fios elétricos caídos; instalação de refletores de luz direcionados à zona do Parque Harmonia; verificação das condições do calçamento; monitoramento pela patrulha feminina da Guarda Civil Municipal no horário das 18h às 20h.
“Fomos muito bem recebidas pelo prefeito Sebastião Melo e sua equipe, inclusive, ele já determinou essa série de medidas para a melhoria da segurança pública e de apoio às mulheres que circulam na área do TRF4”, concluiu Ana Blasi.
Pela prefeitura de Porto Alegre, além do prefeito também participaram da reunião a vice-prefeita, Betina Worm; o procurador-geral do município, Jhonny Prado; o secretário-geral de Governo, André Coronel; o secretário de Serviços Urbanos, Vitorino Baseggio; o secretário de Segurança; coronel Alexandre Aragon; o comandante da Guarda Municipal, Marcelo do Nascimento Silva.
Pelos órgãos públicos, além da desembargadora Blasi e das juízas Hendges e Bonzanini, também participaram da reunião a procuradora da República Cristianna Dutra Brunelli Nácul, procuradora-chefe adjunta do MPF/4ª Região; a defensora pública da União Patrícia Bettin Chaves; a superintendente-adjunta Maria Angélica Flores Orth, da Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil - 10ª Região Fiscal; a superintendente Diara Maria Sartori, da Superintendência do Ibama no RS; o coordenador José Ricardo de Matos Cunha, da Superintendência Federal de Agricultura – SFA/RS.
ACS/TRF4 (acs@trf4.jus.br)
notícias relacionadas
notícias recentes
-
TRF4TRF4 | CojefJustiça Federal da 4ª Região participa da 2ª edição da Semana Nacional dos Juizados Especiais28/05/2025 - 16:03
-
JFRSJFRS | Previdência SocialJustiça Federal afasta exigência de carência para conceder auxílio-reclusão a família vítima de violência doméstica28/05/2025 - 08:00
-
JFRSJFRS | SOLENIDADEEvento celebra 20 anos da Justiça Federal em Cachoeira do Sul27/05/2025 - 20:18