JFSC | Serviço

Justiça Federal reabre Unidade Avançada de Atendimento em Videira

26/05/2025 - 19h09
Atualizada em 27/05/2025 - 13h48
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

A Justiça Federal reabriu hoje (26/5) a Unidade Avançada de Atendimento (UAA) de Videira, que é vinculada à Vara Federal de Caçador e atenderá a dez municípios da região. A solenidade teve a presença do presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador Fernando Quadros da Silva, por videoconferência; do diretor do Foro da Seção Judiciária de Santa Catarina, juiz Henrique Luiz Hartmann; de representantes dos poderes Executivo e Legislativo locais, autoridades, advogados e servidores.

“Só temos a celebrar a retomada dessa unidade de atendimento, que com certeza vai facilitar muito a vida das pessoas, vai nos aproximar da comunidade”, afirmou o presidente do TRF4. O desembargador Fernando Quadros lembrou o apoio da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), que cedeu o espaço onde a UAA está funcionando. “É da universidade que saem as pessoas que vão trabalhar, que vem para o Judiciário, o Ministério Público, para a OAB ou como servidores da Justiça Federal; essa união, com certeza, produzirá muitos frutos”.

O diretor do Foro da JFSC disse que “esta casa é e será de toda população, cidadãos e residentes, que aqui sempre serão muito bem recebidos e acolhidos, da mesma forma que esta universidade nos acolhe. O juiz Henrique Hartmann citou que cerca de 125 mil pessoas serão beneficiárias do atendimento, principalmente para questões previdenciárias e assistenciais. O diretor agradeceu, ainda, a dedicação dos diversos setores administrativos da JFSC envolvidos com a reabertura.

O diretor do Foro de Caçador, juiz Leonardo Cacau dos Santos La Bradbury – também presidente da Associação dos Juízes Federais de SC – falou que “nós vamos buscar junto com a nossa equipe, com os servidores que são comprometidos, atuantes, desempenhar o melhor trabalho para a comunidade e cada vez mais aproximar o jurisdicionado do acesso à Justiça, que ao fim e ao cabo é a nossa missão constitucional”.

Para o vice-presidente da Câmara de Vereadores de Videira, Leandro Morais, a Justiça Federal “fica mais próxima das pessoas e com isso ela cumpre seu papel social, se tornando um instrumento de transformação, equilíbrio e cidadania”.

O presidente da subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Adriano Pelissaro Rezzadori, a reabertura “vem a bem não só da democracia, mas a bem do jurisdicionado, da pessoa carente, de todos aqueles que precisam no seu dia a dia”.

A reitora da Unoesc, Carla Fabiana Cazella, afirmou que a UAA “vai fortalecer a cidade de Videira, [quero] deixar toda a universidade à disposição, para que juntos nós possamos fazer um trabalho grandioso”.

O dispositivo cerimonial foi composto, ainda, pelo procurador-geral do município, Rodolfo Pires Filho, que representou o prefeito Vilmar Carelli. Ao final da solenidade, foi descerrada uma placa em comemoração à reabertura.

O coordenador da UAA será o juiz Othon Raphael Sacks Burak. Além de Videira, serão atendidos os municípios de Arroio Trinta, Fraiburgo, Frei Rogério, Iomerê, Monte Carlo, Salto Veloso, Ibiam, Pinheiro Preto e Tangará. O endereço é Campus de Videira da Unoesc, rua Paese 198, Bloco A.