Cejuscon realiza audiência de conciliação em ação envolvendo ocupações em faixa de domínio na BR-158
Atualizada em 29/05/2025 - 14h49
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscon) da Justiça Federal do RS realizou, hoje (28/5), na sede da instituição em Cruz Alta (RS), audiência de tentativa de conciliação em ação de reintegração de posse cumulada com pleito demolitório, ajuizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) contra 21 famílias de moradores que ocupam a faixa de domínio rodoviário da BR-158, entre os km 195 e 200, no município de Cruz Alta.
Participaram do ato os moradores e seus procuradores; o engenheiro e o procurador do Dnit; o procurador da Prefeitura Municipal e os secretários de Habitação e Desenvolvimento Social do município; a procuradora da República Luciane Goulart de Oliveira; o coordenador do Cejuscon, juiz federal Fábio Vitório Mattiello; a servidora do Cejuscon, Queli Cristiane Schiefelbein da Silva; e o juiz federal substituto Wyktor Lucas Meira.
Na audiência, ficou acordado em termos colaborativos que o Município de Cruz Alta fornecerá uma base de avaliação de imóveis relativa a projetos existentes na cidade para possibilitar uma proposta de acordo de indenização por parte dos moradores e encaminhamento para análise do Dnit.
Amanhã (29/5), integrantes do Cejuscon da JFRS e do Sistema de Conciliação do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (Sistcon/TRF4) realizarão uma visita técnica a propriedades localizadas às margens da via férrea no município de Júlio de Castilhos (RS). A atividade é parte integrante das ações do Comitê para Tratamento Adequado de Conflitos Fundiários, no âmbito do Sistcon, que objetivam a elaboração de estratégias para soluções consensuais em litígios que envolvem a desapropriação de áreas situadas na faixa de domínio pela Rumo Malha Sul.
Nucom/JFRS (secos@jfrs.jus.br)
notícias relacionadas
notícias recentes
-
JFRSJFRS | Improbidade administrativaTrês ex-gestores municipais de Santana do Livramento, uma empresa e seu presidente são condenados a ressarcir mais de R$ 2 milhões08/01/2026 - 15:45 -
TRF4TRF4 | PAGAMENTOSTRF4 disponibiliza mais de R$ 555 milhões em RPVs autuadas em novembro de 202507/01/2026 - 16:33 -
JFPRJFPR | PrevidenciárioPerspectiva de gênero garante benefício para diarista com baixa visão07/01/2026 - 16:05






