JFRS | Conciliação

Palestra sobre a Lei da Mediação e a autocomposição na JF4 é realizada em Pelotas

27/06/2025 - 14h46
Atualizada em 27/06/2025 - 15h06
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Na quarta-feira (25/6), integrantes da Justiça Federal em Pelotas (RS) participaram da palestra "10 Anos da Lei de Mediação: a autocomposição no âmbito da Justiça Federal da 4ª Região". O evento foi promovido pela Comissão Especial de Métodos Adequados de Solução de Conflitos da Subseção de Pelotas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A servidora Queles Cristina Silva de Braz, mediadora e supervisora da Sede Avançada de Pelotas do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscon) da JFRS, conduziu uma reflexão sobre os avanços e impactos da mediação no contexto jurídico. Discutiu-se a estrutura do programa de solução de conflitos, a formação contínua dos mediadores, e a importância das inovações que têm acelerado os processos judiciais, com falas de servidores da 4ª Região. A palestra destacou também a importância de uma equipe colaborativa, trabalhando em rede, para o sucesso da autocomposição, enfatizando o papel crucial do Cejuscon, suas atuações especiais e a variedade de métodos disponíveis para a resolução dos acordos.

As conciliadoras do Cejuscon Luisa Oliveira, Maricarmem Piriz Giovinazzo, e Carla Silveira também estavam presentes. Elas ressaltaram como a mediação tem aproximado a Justiça das pessoas e fizeram um pedido a todos os advogados e advogadas para darem uma oportunidade para os Cejuscons, conhecerem a fundo como funcionam as soluções.

A juíza federal Aline Cristina Zimmer, coordenadora da Sede Avançada de Pelotas do Cejuscon, explanou sobre as perspectivas da autocomposição como conciliadora e como magistrada. Já a juíza federal Andreia Castro Dias Moreira, vice-diretora da Justiça Federal em Pelotas, trouxe suas percepções sobre os métodos autocompositivos no Poder Judiciário da 4ª Região.

Karinne Goettems dos Santos, presidente da Centro Especializado em Solução de Conflitos (Cemasc) da OAB Pelotas, celebrou este como o primeiro evento da nova gestão da Subseção, sublinhando a importância do contínuo desenvolvimento profissional através do ensino e aplicação dos métodos adequados. O evento contou ainda com a presença da vice-presidente da OAB Pelotas, Luciana Blank de Oliveira; e do vice-presidente da Cemasc, Mauro dos Santos Munhoz Filho.

Nucom/JFRS (secos@jfrs.jus.br)


foto colorida da Queles, sentada, falando ao microfone. Mulher loira, usa óculos de grau com aste vermelha, veste uma blusa preta
Queles Cristina Silva de Braz é mediadora e supervisora da Sede Avançada de Pelotas do Cejuscon
foto colorida da Queles, sentada, falando ao microfone. Mulher loira, usa óculos de grau com aste vermelha, veste uma blusa pretafoto colorida com diversas pessoas, em pé, uma ao lado da outra.Foto colorida mostrando as três pessoas sentadas atrás de um mesa retangular. Andreia fala ao microfone enquanto os outros dois estão olhando para elafoto colorida mostrando duas mulheres sentadas, uma delas falando ao microfonefoto colorida mostrando duas mulheres, que estão sentadas . Uma delas fala ao microfonefoto colorida mostrando duas mulheres, que estão sentadas . Uma delas fala ao microfone