JFPR | Conscientização ambiental

Adote uma Árvore: plantio de Ipê-Amarelo abre campanha de distribuição de mudas

03/07/2025 - 18h35
Atualizada em 03/07/2025 - 18h38
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

A Coordenação do Plano de Logística Sustentável da Justiça Federal do Paraná (JFPR) iniciou a campanha “Adote uma Árvore” na tarde desta quinta-feira (3).

A ideia é promover a conscientização ambiental e atividades de plantio de árvores nativas entre a população.

O marco foi o plantio de uma muda de Ipê-Amarelo na praça Pedro Alexandre Brotto, em frente ao edifício sede da instituição, no bairro Cabral, em Curitiba.

Após aval do Departamento de Parques e Praças da Prefeitura Municipal de Curitiba, o magistrado André Wasilewski Duszczak, coordenador do Plano de Logística Sustentável da JFPR, e a magistrada Luciana da Veiga Oliveira, diretora do Foro, realizaram o plantio da espécie símbolo da capital.

Doação de mudas

Para a campanha, serão disponibilizadas 300 mudas de árvores nativas e frutíferas pelo Departamento de Produção Vegetal, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Entre elas, Jabuticabeira, Pitangueira e até Cerejeira Selvagem. 

Muitos servidores da Seção Judiciária aproveitaram para levar mudas para casa.

Elas também estão disponíveis para população em geral, cuja distribuição será em frente à sede Cabral (Avenida Anita Garibaldi, 888, Cabral) durante este mês de julho. É exigido apenas o preenchimento de um cadastro simples, que informe onde a será o destino do aterramento. 

A iniciativa pode ser replicada pelas demais Subseções Judiciárias do estado, conforme a disponibilidade das respectivas administrações municipais. 


Um homem e uma mulher posicionados ao centro da imagem, em frente ao prédio da Justiça Federal do Paraná, cada um com uma das mãos segurando o caule da muda de Ipê Amarelo que acabaram de plantar no gramado de uma praça
O juiz federal André Wasilewski Duszczak e a juíza federal Luciana da Veiga Oliveira, da JFPR