Realizada a primeira reunião do Fórum de Juízes Colaboradores em Matéria Previdenciária
Atualizada em 17/07/2025 - 16h26
A Corregedoria Regional da Justiça Federal da 4ª Região promoveu, na quarta-feira (16/7), a reunião inaugural do Fórum de Juízes Colaboradores da Corregedoria Regional em Matéria Previdenciária. O evento aconteceu na sede da Seção Judiciária do Paraná (SJPR), em Curitiba, e foi realizada em formato híbrido, com participações de magistrados e de representantes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de forma presencial e à distância, com transmissão pela plataforma Google Meet. No encontro foram discutidos desafios e soluções no cumprimento de decisões judiciais na área previdenciária.
O Fórum tem por objetivo estabelecer um canal de interlocução rápido e direto entre os magistrados e a Corregedoria em assuntos envolvendo matéria previdenciária, para a comunicação de fatos relevantes e para o fortalecimento das relações. O Fórum foi criado pela Portaria nº 711/2025, assinada pela corregedora da Justiça Federal da 4ª Região no biênio 2025-2027, desembargadora federal Salise Monteiro Sanchotene, e publicada no Diário Eletrônico Administrativo em 15/7.
De acordo com o documento, o Fórum foi criado considerando a necessidade de se estabelecer uma relação próxima e efetiva para acompanhamento, controle e apoio das unidades judiciárias; a necessidade de se instituir um processo de construção coletiva de proposição de soluções para demandas em que se faça necessária a intervenção da Corregedoria; e a necessidade de acolhimento e escuta ativa das demandas relacionadas à atividade dos órgãos judiciários e administrativos.
A reunião foi conduzida pela desembargadora federal Salise Sanchotene, acompanhada pelos juízes federais auxiliares da Corregedoria Daniela Tochetto Cavalheiro, Tani Maria Wurster e Henrique Luiz Hartmann. Também participaram do encontro, o diretor do Foro da SJPR, juiz federal José Antônio Savaris, e o secretário-geral do Conselho da Justiça Federal (CJF), juiz federal Erivaldo Ribeiro dos Santos.
Na abertura, a corregedora destacou a importância do Fórum como instrumento para o aprimoramento dos fluxos de trabalho e para o fortalecimento da comunicação entre a Corregedoria e os magistrados de primeiro grau. Ela ressaltou ainda a divisão temática dos fóruns – nas áreas cível, previdenciária e criminal – como estratégia para garantir discussões mais focadas e produtivas.
Desafios e avanços no cumprimento de decisões judiciais
O principal ponto da pauta foi o cumprimento de decisões judiciais pelo INSS. A servidora Idésia Mais da Silva, gerente da Central Especializada de Análise de Benefícios (CEAB-DJ) da Superintendência Regional Sul do INSS, apresentou o histórico e um relato detalhado da situação, abordando os desafios enfrentados pelo órgão nos últimos anos.
A desembargadora Salise Sanchotene enfatizou o compromisso da Corregedoria com o diálogo e o trabalho conjunto para superar os desafios enfrentados na área previdenciária.
Com a criação deste Fórum, a Corregedoria reforça o compromisso com o aprimoramento da comunicação institucional e com o apoio aos magistrados de primeiro grau na condução de temas complexos e de impacto social.
Composição
Segundo a Portaria nº 711/2025, o Fórum é composto pelos seguintes integrantes:
I) Na Seção Judiciária do Rio Grande do Sul:
a) juiz federal Fernando Zandoná (1ª Turma Recursal do Rio Grande do Sul);
b) juíza federal substituta Priscilla Pinto de Azevedo (4ª Vara Federal de Passo Fundo);
c) juiz federal substituto Patrick Lucca Da Ros (2ª Vara Federal de Novo Hamburgo);
d) juíza federal substituta Ivanise Nunes Pereira (1ª Vara Federal de Santa Rosa);
II) Na Seção Judiciária de Santa Catarina:
a) juíza federal Gabriela Pietsch Serafin (3ª Vara Federal de Criciúma);
b) juiz federal Leonardo Müller Trainini (4ª Vara Federal de Blumenau);
c) juiz federal Danilo Gomes Sanchotene (1ª Vara Federal de Joaçaba);
d) juiz federal Lucas Pieczarcka Guedes Pinto (1ª Vara Federal de São Miguel do Oeste);
III) Na Seção Judiciária do Paraná:
a) juíza federal Pepita Durski Tramontini (4ª Turma Recursal do Paraná);
b) juiz federal Alexandre Zanin Neto (2ª Vara Federal de Campo Mourão);
c) juiz federal Pedro Pimenta Bossi (3ª Vara Federal de Umuarama);
d) juíza federal substituta Amanda Gonçalez Stoppa (21ª Vara Federal de Curitiba).
A íntegra da Portaria nº 711/2025, que dispõe sobre a criação do Fórum de Juízes Colaboradores em Matéria Previdenciária, no biênio 2025-2027, pode ser acessada pelo seguinte link: https://www.trf4.jus.br/0NThU.
ACS/TRF4 (acs@trf4.jus.br)




notícias relacionadas
notícias recentes
-
JFPRJFPR | Litoral do ParanáAPPA terá que remover carvão e pagar indenização por danos ambientais em Antonina17/07/2025 - 15:30
-
JFPRJFPR | Benefício AssistencialJuiz reconhece desigualdade de gênero na roça e concede BPC para dona de casa de 66 anos16/07/2025 - 17:20
-
JFRSJFRS | TI GuaritaNove indígenas acusados de tentativa de homicídio contra cacique e esposa serão julgados pelo Tribunal do Júri15/07/2025 - 17:09