Homem é condenado a 5 anos de prisão por pagar pizza com dinheiro falso no Paraná
Atualizada em 29/07/2025 - 17h44
A 3.ª Vara Federal de Maringá, no norte do Paraná, condenou um vendedor de Nova Esperança (PR) a cinco anos e três meses de reclusão em regime inicial fechado pelo uso de cédulas falsas para pagar uma pizza. A sentença também determinou o pagamento de 97 dias/multa e a reparação do valor do produto à pizzaria vítima do golpe.
Em 29 de abril de 2022, o vendedor de 34 anos utilizou cinco cédulas falsas para pagar um pedido de delivery de um estabelecimento local, no valor total de R$ 65. Segundo a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), o réu agiu com intenção criminosa, escolhendo um local com pouca iluminação para a entrega, bloqueando o contato da pizzaria após o crime.
As cédulas, analisadas pela Perícia Criminal Federal, foram consideradas falsas, mas de "boa qualidade", capazes de enganar o público. O laudo destacou que as notas foram impressas em jato de tinta e papel inferior, reproduzindo detalhes do dinheiro verdadeiro.
O acusado alegou que não sabia que as cédulas eram falsas e que foram recebidas como pagamento de corridas que ele realizou como motorista de Uber. No entanto, o juiz considerou inconsistentes as explicações do réu, uma vez que ele teria solicitado a entrega do pedido em endereço de terceiro, em local de pouca luminosidade, não teria retornado o contato do estabelecimento comercial após efetuar o pagamento do lanche e, por fim, não teria comprovado que trabalhou como Uber no dia dos fatos.
O homem já havia sido condenado definitivamente por crimes como estelionato e roubo, o que prevaleceu no cálculo da pena, ante a multirreincidência e maus antecedentes. “Desse modo, ausentes quaisquer causas excludentes da tipicidade, da ilicitude e da culpabilidade, a condenação pela prática do crime é medida que se impõe”, declarou Herrerias.
A sentença determinou o encaminhamento das cédulas falsas para o Banco Central, onde serão posteriormente cadastradas e destruídas. O réu poderá recorrer em liberdade, mas deverá cumprir a pena em regime fechado devido ao histórico criminal.
*A reprodução do conteúdo é autorizado desde que sejam atribuídos os devidos créditos à JFPR
*Núcleo de Comunicação Social da Justiça Federal do Paraná*
*COMSOC | JFPR - imprensa@jfpr.jus.br*
notícias relacionadas
notícias recentes
-
JFPRJFPR | Encontro em CuritibaDiretores do Foro das SJs do Paraná discutem prioridades para gestão 2025/202729/07/2025 - 18:05
-
JFRSJFRS | FlagranteJustiça Federal condena motorista a quatorze anos de reclusão por tráfico internacional de drogas e munições29/07/2025 - 13:47
-
TRF4TRF4 | Regularização Fundiária Urbana e RuralIniciativas da Justiça Federal da 4ª Região vencem o Prêmio Solo Seguro do CNJ28/07/2025 - 18:16