TRF4 | Solidariedade

Biblioteca do TRF4 doa livros e periódicos para projeto de incentivo à cultura

07/08/2025 - 19h16
Atualizada em 07/08/2025 - 19h16
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

No último dia 5 de junho, a Biblioteca do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) doou ao projeto Banco de Livros, da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, 825 itens da área de Direito, entre livros e periódicos, além de 130 livros de assuntos gerais. A Biblioteca do TRF4 participa do projeto desde 2021, com doações de livros e periódicos. O projeto é uma iniciativa da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, instituído pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), e busca garantir maior acesso da população vulnerável à cultura, através de criação de espaços de leitura e bibliotecas em locais de baixa renda como comunidades carentes, escolas, presídios, hospitais e asilos.

Sobre as doações, a servidora Magda de Conto, diretora do Núcleo de Biblioteca do TRF4, explica que “além da nossa missão de atender às necessidades de informação de modo eficiente, preciso e a tempo, colaborando com o tribunal na prestação jurisdicional, a biblioteca também exerce um papel perante a sociedade, como disseminadora de informação”.

“Nossa atuação extrapola as portas da Unidade, constituindo o exercício do verdadeiro sentido da responsabilidade social, que é o de contribuir para que haja maior equidade social, ética e desenvolvimento da comunidade onde está inserida. Nesse sentido, nossa participação em projetos que promovam o acesso ao conhecimento, consumo responsável de recursos e redução das desigualdades é de suma importância”, complementa Magda de Conto.

As obras que o TRF4 destina à campanha foram recebidas através de doações de autores, desembargadores, juízes e servidores bem como títulos que a Biblioteca já possui em seu acervo. Todas as obras que são enviadas ao Banco de Livros estão em bom estado de conservação e foram previamente selecionadas e higienizadas.

A participação do tribunal no Projeto Banco de Livros marca o engajamento da corte com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), da qual o Poder Judiciário brasileiro é signatário.

A iniciativa do TRF4 é uma forma de potencializar a sua integração com a sociedade, neste caso, por meio da promoção de uma educação inclusiva e buscando a redução das desigualdades, que são metas propostas pela Agenda 2030.

ACS/TRF4 (acs@trf4.jus.br)


A Biblioteca do TRF4 doou, em junho deste ano, 825 itens da área de Direito, entre livros e periódicos, além de 130 livros de assuntos gerais
A Biblioteca do TRF4 doou, em junho deste ano, 825 itens da área de Direito, entre livros e periódicos, além de 130 livros de assuntos gerais
A Biblioteca do TRF4 doou, em junho deste ano, 825 itens da área de Direito, entre livros e periódicos, além de 130 livros de assuntos geraisA Biblioteca do TRF4 doou, em junho deste ano, 825 itens da área de Direito, entre livros e periódicos, além de 130 livros de assuntos geraisO projeto é uma iniciativa da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, instituído pela FIERGS, e busca garantir maior acesso da população vulnerável à culturaA Biblioteca do TRF4 participa do projeto desde 2021. Na foto, doações do ano de 2024A Biblioteca do TRF4 participa do projeto desde 2021. Na foto, doações do ano de 2023