JFPR | Solenidade

Justiça Federal de Guaíra celebra 15 anos com muita emoção e homenagens

27/08/2025 - 15h20
Atualizada em 27/08/2025 - 15h22
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Para comemorar o aniversário de 15 anos da instalação da Subseção Judiciária de Guaíra, autoridades se reuniram para uma solenidade, nesta terça-feira (26). O evento foi transmitido ao vivo, pelo canal da Justiça Federal do Paraná (JFPR) no Youtube, e seguirá disponível para ser assistido a qualquer hora.

A cerimônia foi presidida pelo desembargador federal Luiz Carlos Canalli, que representou a presidência do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF4). Primeiro magistrado a oficiar em Guaíra, Canalli recebeu homenagem também pelo apoio para a instalação da nova vara.

“Hoje é um dia de festa, de comemoração pelos 15 anos de instalação da Vara Federal de Guaíra”, celebrou o diretor do Foro da SJ de Guaíra, juiz federal Gustavo Chies Cignachi.

O magistrado destacou a importância da Subseção para a 4.ª Região em seu discurso:

“Uma Vara como nenhuma outra na nossa região. Solitária e como que fincada na fronteira mais distante do seu Tribunal, sediado em Porto Alegre, e acolhida pela menor cidade entre as que contam com uma Vara Federal na nossa região. Vara que hoje se consolida como sentinela da Justiça Federal da 4ª Região nos extremos da nossa pátria. Vara que já nasceu como a missão de aperfeiçoar e consolidar a jurisdição federal num local tão distante e ao mesmo tempo tão próximo das ameaças que desafiam nossas fronteiras nacionais e a nossa segurança”.

Cignachi também agradeceu a todos que integram a unidade pelos serviços prestados. “É difícil resumir os momentos marcantes dessa jornada, que envolveu os esforços e dedicação de vários colegas de magistratura, servidores, estagiários e colaboradores”, declarou.

Para o juiz federal José Antonio Savaris, diretor do Foro da SJPR, trata-se de um dia histórico, que representa uma vitória de cidadania, de integração comunitária, das instituições e da sociedade civil.

“Guaíra é um caso exemplar de transformação social pela força e pela cooperação de suas instituições. Fica o registro de meu agradecimento como diretor do Foro da SJPR a todas as instituições que colaboraram com a realização desta solenidade”, disse Savaris.

Mesa de honra

Também compuseram a mesa de honra o prefeito municipal de Guaíra, Gileadi Osti; a presidente da Câmara Municipal de Guaíra, vereadora Tereza Camila dos Santos; a corregedora geral da JF4R, desembargadora federal Salise Monteiro Sanchotene; o diretor do Foro SJSC, juiz federal Jairo Gilberto Schäeffer; e a presidente da OABPR Subseção Guaíra, Lisiane de Campos.

Na mesa estendida, estavam o desembargador federal Loraci Flores de Lima; a diretora do Fórum da Comarca de Guaíra, juíza de Direito Maria Luíza Mourthe de Alvim Andrade; o promotor de Justiça Felipe Lyra da Cunha; o delegado federal Araquém Alencar Tavares de Lima, representando a Polícia Federal; o vice-diretor do Foro da SJPR, juiz federal Danilo Pereira Junior; e o comandante do BPFron, Major Eldison Martins do Prado.

Homenagens

A cerimônia contou ainda com merecidos reconhecimentos. Receberam homenagens a diretora do Foro de Toledo, juíza federal Raquel Batista, como primeira a atuar em Guaíra e a realizar um júri na cidade; e o primeiro juiz federal titular da SJ de Guaíra, juiz federal Edilberto Clementino.

Também foram contemplados Andrea Paula Detrigiachi e André Luiz dos Santos Souza, ambos servidores há mais tempo na Vara. O diretor do Foro homenageou todos (as) os (as) servidores (as) da SJ, ao homenagear o servidor Rodrigo Scariot.

“Pra nós, é alguém que simboliza o verdadeiro servidor público, alguém que entrega sua vida e sua dedicação pelo bem comum, aquele que está sempre à disposição, ele é amigo, ele é o formador de equipe, é o nosso vigilante, e uma pessoa que todos os dias é um exemplo para nós, de dedicação ao bem comum, a algo maior do que a si mesmo. É uma homenagem a ele e a todos os servidores públicos que entregam sua vida em favor de um bem maior”, afirmou o juiz federal.

Além destes, receberam homenagens o delegado federal da PF, Araquém Alencar; a chefia da unidade especial do Nepom de Guaíra, Cristiano de Oliveira Garofolo, o prefeito de Guaíra, Gileadi Osti, e a presidente da OAB, Tereza Camila dos Santos.

Na sequência, houve o descerramento da placa alusiva aos 15 anos da SJ de Guaíra.

*A reprodução do conteúdo é autorizado desde que sejam atribuídos os devidos créditos à JFPR

*Núcleo de Comunicação Social da Justiça Federal do Paraná*
*COMSOC | JFPR - imprensa@jfpr.jus.br*


Cerimônia de aniversário de 15 anos da Subseção Judiciária de Guaíra