TRF4 recebe lançamento de livro sobre o ministro José Néri da Silveira
Atualizada em 25/09/2025 - 20h21
Aconteceu na tarde de hoje (25/9), o lançamento do livro “O Ministro: José Néri da Silveira – Uma vida de estudo, trabalho e oração” na sede do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre. De autoria da advogada da União Patrícia Trunfo Carpes, a obra biográfica narra a vida do magistrado José Néri da Silveira desde a infância, no interior do Rio Grande do Sul, até sua atuação como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), de 1981 a 2002. O evento foi realizado no Auditório do TRF4 e contou com a presença do presidente da corte, desembargador federal João Batista Pinto Silveira.
O presidente do tribunal fez um discurso de homenagem a Néri da Silveira, pontuando que o ministro aposentado “representa um verdadeiro símbolo de dedicação ao serviço público, ao Judiciário e ao fortalecimento das instituições democráticas brasileiras; em sua trajetória profissional, ele deixou contribuições históricas, sempre guiado pelo ideal de modernização e democratização da Justiça”.
Em sua fala, o desembargador Pinto Silveira ressaltou que “Néri da Silveira, pelo seus exemplos de integridade, humanidade e compromisso com o bem comum, tornou-se referência nacional para magistrados, advogados, professores e estudantes e todos que trabalham com o Direito”.
A servidora do TRF4 Maria Cecília Dresch da Silveira, filha do homenageado, participou do lançamento representando o ministro Néri da Silveira, que não pôde comparecer presencialmente por motivos de saúde.
“O protagonista deste livro foi um brasileiro ciente de seu compromisso com a construção do país, por onde passou deixou o seu legado, enfrentando todos os desafios possíveis, uma trajetória que está esculpida dentro da história do Brasil, sendo um homem verdadeiramente a frente de seu tempo”, declarou Maria Cecília no evento.
A advogada da União Patrícia Trunfo Carpes se manifestou em seguida, explicando que optou por escrever o livro no gênero literário de Biografia Romanceada para “tornar a leitura mais confortável à sociedade em geral, tendo em vista que a vida de Néri da Silveira, pela qual passa uma boa parte da história do país e descreve um forte exemplo de homem, cidadão, pai, esposo e filho, ultrapassa o interesse dos profissionais do Direito para alcançar a todos”.
A autora revelou que a realização do lançamento do livro no TRF4 foi um desejo do próprio ministro aposentado, pois Néri da Silveira foi nomeado juiz federal, em Porto Alegre, em 1967, com a restauração da Justiça Federal de primeira instância, tendo presidido a Comissão de Instalação da Justiça Federal no Rio Grande do Sul, sendo o magistrado titular da 1ª Vara Federal no estado e o primeiro diretor do Foro da Seção Judiciária do RS.
Patrícia Carpes ainda destacou que Néri da Silveira, quando iniciou a carreira, “queria ser professor e advogado, mas, nunca se desviando de uma organização de vida norteada pelos estudos, trabalho e oração, chegou a Presidência do Supremo Tribunal Federal e, mais do que isto, foi muito importante para a nossa sociedade, contribuindo para o progresso deste país”.
O livro foi escrito baseado em entrevistas realizadas com o próprio biografado, familiares, amigos e colegas, além de pesquisa documental. As imagens e fotografias foram cedidas pela família, integrando o acervo pessoal de Néri da Silveira.
O evento foi prestigiado por magistrados e servidores do TRF4 e da Justiça Federal da 4ª Região; por magistrados aposentados; por representantes do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS); do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4); da Procuradoria Regional da República da 4ª Região do Ministério Público Federal (MPF); da Escola de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); da Procuradoria Regional Federal da 4ª Região da Procuradoria-Geral Federal; da Procuradoria Regional da Fazenda Nacional da 4ª Região; da Direção do Foro da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul (SJRS); além de familiares, amigos e convidados do ministro Néri da Silveira e da autora do livro.
A autora
Patrícia Trunfo Carpes é advogada da União há mais de 25 anos, mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pós-graduada em Filosofia Clínica. Ela é professora universitária e de cursos de Pós-Graduação em Direito, tendo exercido atividades em várias instituições, seja como membro da Comissão Executiva da Escola da AGU/RS ou como professora da Escola Superior da Magistratura Federal (ESMAFE) por 20 anos, na disciplina de Direito Processual Civil. Também exerceu o magistério universitário no IPA, UNIRitter, Faculdade São Judas Tadeu e Universidade de Caxias do Sul (UCS).









notícias relacionadas
notícias recentes
-
JFRSJFRS | Portas AbertasEstudantes de duas faculdades de Direito visitam sede da Justiça Federal em Porto Alegre25/09/2025 - 15:34
-
JFSCJFSC | Sessão SoleneAcalej dá posse à desembargadora Ana Blasi e faz homenagem à juiza Erika Reupke25/09/2025 - 14:56
-
JFRSJFRS | Justiça RestaurativaCejure recebe visita de representantes do TJM/RS25/09/2025 - 14:44