TRF4 | Biografia

TRF4 recebe lançamento de livro sobre o ministro José Néri da Silveira

25/09/2025 - 20h20
Atualizada em 25/09/2025 - 20h21
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Aconteceu na tarde de hoje (25/9), o lançamento do livro “O Ministro: José Néri da Silveira – Uma vida de estudo, trabalho e oração” na sede do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre. De autoria da advogada da União Patrícia Trunfo Carpes, a obra biográfica narra a vida do magistrado José Néri da Silveira desde a infância, no interior do Rio Grande do Sul, até sua atuação como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), de 1981 a 2002. O evento foi realizado no Auditório do TRF4 e contou com a presença do presidente da corte, desembargador federal João Batista Pinto Silveira.

O presidente do tribunal fez um discurso de homenagem a Néri da Silveira, pontuando que o ministro aposentado “representa um verdadeiro símbolo de dedicação ao serviço público, ao Judiciário e ao fortalecimento das instituições democráticas brasileiras; em sua trajetória profissional, ele deixou contribuições históricas, sempre guiado pelo ideal de modernização e democratização da Justiça”.

Em sua fala, o desembargador Pinto Silveira ressaltou que “Néri da Silveira, pelo seus exemplos de integridade, humanidade e compromisso com o bem comum, tornou-se referência nacional para magistrados, advogados, professores e estudantes e todos que trabalham com o Direito”.

A servidora do TRF4 Maria Cecília Dresch da Silveira, filha do homenageado, participou do lançamento representando o ministro Néri da Silveira, que não pôde comparecer presencialmente por motivos de saúde.

“O protagonista deste livro foi um brasileiro ciente de seu compromisso com a construção do país, por onde passou deixou o seu legado, enfrentando todos os desafios possíveis, uma trajetória que está esculpida dentro da história do Brasil, sendo um homem verdadeiramente a frente de seu tempo”, declarou Maria Cecília no evento.

A advogada da União Patrícia Trunfo Carpes se manifestou em seguida, explicando que optou por escrever o livro no gênero literário de Biografia Romanceada para “tornar a leitura mais confortável à sociedade em geral, tendo em vista que a vida de Néri da Silveira, pela qual passa uma boa parte da história do país e descreve um forte exemplo de homem, cidadão, pai, esposo e filho, ultrapassa o interesse dos profissionais do Direito para alcançar a todos”.

A autora revelou que a realização do lançamento do livro no TRF4 foi um desejo do próprio ministro aposentado, pois Néri da Silveira foi nomeado juiz federal, em Porto Alegre, em 1967, com a restauração da Justiça Federal de primeira instância, tendo presidido a Comissão de Instalação da Justiça Federal no Rio Grande do Sul, sendo o magistrado titular da 1ª Vara Federal no estado e o primeiro diretor do Foro da Seção Judiciária do RS.

Patrícia Carpes ainda destacou que Néri da Silveira, quando iniciou a carreira, “queria ser professor e advogado, mas, nunca se desviando de uma organização de vida norteada pelos estudos, trabalho e oração, chegou a Presidência do Supremo Tribunal Federal e, mais do que isto, foi muito importante para a nossa sociedade, contribuindo para o progresso deste país”.

O livro foi escrito baseado em entrevistas realizadas com o próprio biografado, familiares, amigos e colegas, além de pesquisa documental. As imagens e fotografias foram cedidas pela família, integrando o acervo pessoal de Néri da Silveira.

O evento foi prestigiado por magistrados e servidores do TRF4 e da Justiça Federal da 4ª Região; por magistrados aposentados; por representantes do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS); do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4); da Procuradoria Regional da República da 4ª Região do Ministério Público Federal (MPF); da Escola de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); da Procuradoria Regional Federal da 4ª Região da Procuradoria-Geral Federal; da Procuradoria Regional da Fazenda Nacional da 4ª Região; da Direção do Foro da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul (SJRS); além de familiares, amigos e convidados do ministro Néri da Silveira e da autora do livro.

A autora

Patrícia Trunfo Carpes é advogada da União há mais de 25 anos, mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pós-graduada em Filosofia Clínica. Ela é professora universitária e de cursos de Pós-Graduação em Direito, tendo exercido atividades em várias instituições, seja como membro da Comissão Executiva da Escola da AGU/RS ou como professora da Escola Superior da Magistratura Federal (ESMAFE) por 20 anos, na disciplina de Direito Processual Civil. Também exerceu o magistério universitário no IPA, UNIRitter, Faculdade São Judas Tadeu e Universidade de Caxias do Sul (UCS).


A advogada da União Patrícia Trunfo Carpes escreveu o livro que narra a vida do ministro José Néri da Silveira
A advogada da União Patrícia Trunfo Carpes escreveu o livro que narra a vida do ministro José Néri da Silveira
A advogada da União Patrícia Trunfo Carpes escreveu o livro que narra a vida do ministro José Néri da SilveiraO presidente do TRF4, desembargador federal João Batista Pinto Silveira, fez um discurso em homenagem ao ministro aposentadoA servidora do TRF4 Maria Cecília Dresch da Silveira, filha do homenageado, participou do lançamento representando o ministro Néri da SilveiraA autora do livro, advogada da União Patrícia Trunfo Carpes, junto do presidente do TRF4, desembargador João Batista Pinto SilveiraO evento aconteceu no Auditório do TRF4, em Porto AlegreO evento aconteceu no Auditório do TRF4, em Porto AlegreO evento aconteceu no Auditório do TRF4, em Porto AlegreO evento aconteceu no Auditório do TRF4, em Porto Alegre