TRF4 | Satisfação dos Servidores

TRF4 divulga relatório da Pesquisa Nacional de Clima Organizacional e Qualidade de Vida no Trabalho

03/10/2025 - 16h58
Atualizada em 03/10/2025 - 16h58
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) está divulgando o relatório da “Pesquisa Nacional de Clima Organizacional e Qualidade de Vida no Trabalho da Justiça Federal” realizada no órgão entre 2 e 30 de junho de 2025. Promovida pelo Conselho da Justiça Federal (CJF), a pesquisa tem como objetivo identificar os fatores que influenciam, de forma positiva ou negativa, a percepção dos servidores sobre o ambiente de trabalho. O relatório está disponível para ser acessado na íntegra no seguinte link: https://www.trf4.jus.br/BNV1V.

No âmbito do TRF4, participaram da consulta 194 servidores, correspondendo a 17,7% do total de 1.095 servidores ativos em julho de 2025. O relatório apresenta um diagnóstico detalhado, que servirá de base para a elaboração de um plano de ação e para a implementação de medidas voltadas à melhoria do ambiente de trabalho. Essas ações visam proporcionar maior qualidade de vida e satisfação para os servidores, além de aumentar a produtividade do TRF4.

Os índices de satisfação registrados no tribunal foram expressivos: 83,5% em relação ao clima organizacional (ICO) e 89,5% quanto à qualidade de vida no trabalho (IQVT).

Relevância da pesquisa

Realizada pelo CJF a cada dois anos, a pesquisa está alinhada ao Plano Estratégico do Conselho da Justiça Federal 2021-2026, que estabelece como meta atingir pelo menos 70% de satisfação nas pesquisas de clima organizacional. A consulta também está em consonância com o Plano Estratégico de Gestão de Pessoas da Justiça Federal, que prevê o monitoramento contínuo das taxas de clima organizacional e satisfação com a qualidade de vida.

Aplicação

O questionário foi disponibilizado na intranet do tribunal e o link também foi enviado por e-mail aos servidores. A consulta contou com 29 perguntas objetivas e quatro questões abertas, abordando aspectos como inovação, autonomia, desempenho, reconhecimento, liderança, desenvolvimento, motivação, condições de trabalho, cooperação, respeito e ética. A pesquisa foi aplicada simultaneamente em todos os órgãos da Justiça Federal brasileira, que a partir do diagnóstico deverão implementar ações para promover a melhoria do ambiente de trabalho.

ACS/TRF4 (acs@trf4.jus.br)


A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 30 de junho de 2025
A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 30 de junho de 2025