JFPR | Comitê Pop Rua

JFPR e TJPR realizam tratativas sobre comitê em prol de pessoas em situação de rua

14/10/2025 - 13h40
Atualizada em 14/10/2025 - 18h38
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

As tratativas sobre o Comitê POP Rua, política instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em prol da população em situação de rua, foram tema de uma reunião entre a Justiça Federal do Paraná (JFPR) e o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), na tarde desta segunda-feira (13).

Além de mais uma parceria com o TJPR, o encontro serviu para afinar o discurso nesta atuação em benefício da população em situação de rua, explica a juíza federal Luciane Merlin Clève.

“Alguns pontos ainda precisam ser sanados, como a inclusão de outras instituições, a exemplo da Defensoria Pública da União e a Defensoria Pública do Paraná, mas acreditamos que até o final do ano todas essas instituições estejam integrando o Comitê Pop Rua do Paraná”.

O programa Justiça no Bairro, que atende moradores de rua há mais de 23 anos, já contou com a participação da JFPR por diversas vezes nesse período, como recorda a desembargadora Joeci Camargo, coordenadora da iniciativa do Tribunal.

Neste momento, o objetivo é que as instituições possam unir forças para entender os movimentos dessa população de rua e realizar novos trabalhos em conjunto, além de incentivar políticas públicas que atendam à população mais vulnerável.

“Nosso objetivo é diminuir isso, mas não há uma varinha mágica. A tarefa do judiciário é, quando for provocado, dar condições ao poder público de atender uma população moradora de rua e dar o divórcio, a guarda, a curatela”, afirma a magistrada. E complementa: “A Justiça Federal tem grandes ideias, grandes trabalhos, que se alinham junto com a Justiça Estadual, que é o mais importante. É estarmos juntos, porque o objetivo é um só”.

Também participaram da reunião o juiz federal José Antonio Savaris, diretor do Foro da SJPR; o juiz federal Danilo Pereira Junior, vice-diretor do Foro; e a juíza federal Ana Beatriz Vieira da Luz.

*A reprodução do conteúdo é autorizado desde que sejam atribuídos os devidos créditos à JFPR.

Núcleo de Comunicação Social da Justiça Federal do Paraná
COMSOC|JFPR - imprensa@jfpr.jus.br


A desembargadora Joeci Camargo, do TJPR, reunida com a direção do Foro da SJPR e juízas federais da instituição