JFRS | TJMRS

JFRS participa de evento apresentando as ações para preservar a memória do desastre climático de 2024

23/10/2025 - 15h32
Atualizada em 23/10/2025 - 15h40
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

A Justiça Federal do RS (JFRS) participou do “Ciclo de Palestras em Homenagem ao Coronel Afonso Emílio Massot”, promovido pelo Tribunal de Justiça Militar do RS (TJMRS) na terça-feira (21/10). A diretora da Divisão de Documentação e Memória da instituição, servidora Tassiara Kich, conduziu a oficina temática “Memória do Desastre Climático de 2024: a Seção Judiciária do RS e as chuvas de 2024”.

O evento integrou o calendário de ações de preservação da história da Justiça Militar Estadual e marcou o centenário de falecimento do coronel Massot, ex-comandante-geral da Brigada Militar e primeiro presidente do embrião do TJMRS, o Conselho de Apelação.

A programação foi resultado de parcerias com diversas instituições, incluindo a Brigada Militar, Museu da Brigada Militar, Academia de Polícia Militar, Tribunal de Justiça do RS, Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região e Justiça Federal gaúcha.

Na manhã, foram apresentados três painéis dedicados à trajetória e ao legado institucional do coronel Massot. Já na tarde, o desembargador José Carlos Teixeira Giorgis, do TJRS, apresentou o painel “Missões e estratégias de preservação da memória”.

O evento foi encerrado com oficinas temáticas, incluindo a apresentação da JFRS. A diretora Tassiara Kich detalhou as iniciativas da Comissão de Gestão da Memória da instituição para registrar as ações desenvolvidas em decorrência da enchente de maio de 2024. Ela falou sobre o Portal de Memória, que agora conta com uma seção dedicada ao evento climático e suas consequências. Também abordou a exposição física “Sob o Céu Inundado”, o evento “Memória, Justiça e Reconstrução: um ano após maio de 2024” e o e-book “Memórias do Desastre Climático”.

Paralelamente, foram realizadas oficinas pelo Museu da Brigada Militar e pelo Memorial do TRT4. O encontro reuniu autoridades civis e militares, além de pesquisadores e especialistas.

Nucom/JFRS (secos@jfrs.jus.br)


Uma mulher de cabelos escuros e vestindo uma blusa de manga longa bordô e calças claras está em pé, com as mãos juntas na frente do corpo, em um ambiente formal com painéis de madeira. Atrás dela, um grande monitor exibe um slide que faz referência a um