Dia do Servidor é celebrado com ideias criativas, palestras e confraternização
Atualizada em 29/10/2025 - 14h17
Neste dia 28 de outubro é comemorado o Dia do Servidor e as celebrações iniciaram cedo no prédio-sede da Justiça Federal do Paraná (JFPR), no Cabral, em Curitiba, dentro de uma intensa programação durante todo a terça-feira, que explorou a temática o tema Estrada dos Sonhos - porque navegar é preciso.
Servidores (as) que atuam na capital paranaense e nas Subseções Judiciárias do interior do estado participaram de diversas atividades. A começar pela LabOuvidoria - Invasão Pirata, na Sala Multiuso, pela manhã, uma atividade interativa, com foco em escuta, atendimento e protagonismo dos servidores, com as juízas federais Ivanise Perotoni e Giovanna Mayer.
Os (as) servidores (as) assumiram o controle da Ouvidoria por um dia e foram convocados a resolver questões. Após uma “invasão de piratas” à Direção do Foro, onde “saquearam” um baú recheado de propostas à espera de soluções, diversos grupos de “corsários e seus capitães” apresentaram várias ideias muito criativas e que serão avaliadas.
À tarde, os participantes foram recebidos no auditório do prédio-sede da JFPR, com os cumprimentos do juiz federal José Antonio Savaris, diretor do Foro da Seção Judiciária do Paraná (SJPR).
O magistrado citou um famoso capítulo do Novo Testamento, Coríntios 13, que descreve as características do amor verdadeiro, para ilustrar o que representa a celebração deste Dia do Servidor na JFPR.
“A grande provocação é: sem amor, nada serei. E o grande pano de fundo é essa nossa reunião. Fizemos um grande esforço para estarmos juntos e tentarmos, ao máximo, celebrar esse dia tão especial na vida de cada um de nós”, declarou Savaris.
O magistrado também ressaltou a oportunidade de todos os presentes de poderem atuar pela JFPR. “É uma bênção, um orgulho, ser servidor e servidora, ser magistrado e magistrada, aqui onde nós estamos, exatamente, na 4ª Região”, disse.
O diretor do Foro destacou ainda a presença do juiz federal Érico Sanches Ferreira dos Santos, coordenador do Núcleo de Educação Corporativa (NEDUCORP), e do corregedor da Polícia Federal no Paraná, José Alberto Iegas.
Lançamento e conferências
Entre as ações, os servidores puderam conhecer os painéis poéticos no hall externo do auditório, em alusão ao Dia Nacional da Poesia, e acompanhar o lançamento do livro A Arte Composta, do servidor Kleber Versares – o primeiro dele –, composto por 50 poesias.
Na sequência, foram apresentadas três conferências. A primeira sobre Cibersegurança, Engenharia Social e Inteligência Artificial, com o delegado Flúvio Garcia, da Polícia Federal; depois com o tema Ler para continuar humano, ministrada pela pesquisadora Ana Paula Mira.
Para encerrar, os servidores (as) acompanharam a palestra A história do Pirata Zulmiro e a expedição em busca do tesouro, com o escritor e diretor do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná (IHGPR), Marcos Juliano Ofenbock.
Por fim, todos se reuniram em um coquetel de confraternização.
*A reprodução do conteúdo é autorizado desde que sejam atribuídos os devidos créditos à JFPR.
Núcleo de Comunicação Social da Justiça Federal do Paraná
COMSOC|JFPR - imprensa@jfpr.jus.br
notícias relacionadas
notícias recentes
-
JFSCJFSC | Danos moraisCEF é condenada a pagar R$ 50 mil por discriminação de pessoa negra em porta de agência29/10/2025 - 15:41 -
JFPRJFPR | MORADIAMaior mutirão habitacional da JFPR permitirá regularização de quase 500 imóveis em Londrina29/10/2025 - 14:29 -
JFPRJFPR | Mês da Consciência NegraMemória promove exposição com base em processos históricos envolvendo pessoas escravizadas28/10/2025 - 18:55







