JFRS | Valorização

Estagiários e estagiárias participam de evento que debateu inovação e carreira

04/11/2025 - 18h25
Atualizada em 04/11/2025 - 18h25
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

O auditório do prédio-sede da Justiça Federal do RS (JFRS), em Porto Alegre, ficou repleto de jovens, estagiários e estagiárias, das mais variadas unidades da instituição, desde a área judiciária até a administrativa. O evento “A Voz do(a) Estagiário(a)”, realizado no dia 30/10, também contou com a participação remota daqueles que estagiam nas sedes do interior do estado, somando mais de 240 participantes.

Na abertura, a diretora do Foro da JFRS, juíza federal Ingrid Schroder Sliwka destacou a alegria em realizar o presente evento. A iniciativa foi promovida colaborativamente entre o Laboratório de Inovação (iNOVATCHÊ) e a Divisão de Acompanhamento e Desenvolvimento Humano da instituição, com apoio da Seção de Estágios.


O principal objetivo da atividade foi uma interlocução sobre Inovação no Judiciário e a celebração da atuação de estagiários e estagiárias da JFRS. Uma palestra sobre o tema foi conduzida pela coordenadora do iNOVATCHÊ, juíza federal Daniela Tochetto Cavalheiro, e pelo servidor laboratorista Patrick Costa Meneghetti. Eles também guiaram os participantes em uma jornada interativa sobre suas percepções sobre o programa de estágio, pontos altos e possíveis melhorias. Esse diagnóstico será entregue à área de gestão como diagnóstico.

O segundo momento do evento foi uma roda de conversa com a presença dos dois palestrantes e também do juiz federal Fábio Dutra Lucarelli e dos servidores Tassiara Kich e Jean Rizzana. Os estagiários e as estagiárias puderam fazer suas perguntas, que foram respondidas pelos integrantes da instituição, que compartilharam suas experiências de trabalho, desde o ingresso por concurso público até o dia a dia de trabalho, suas alegrias, desafios e perspectivas.

Os juízes e servidores apresentaram seus testemunhos de percurso formativo e progressão de carreira para guiar aqueles e aquelas que se interessem em voltar à Justiça Federal no futuro integrando seu quadro funcional.


A primeira foto captura uma plateia jovem, composta por muitos estagiários sentados em fileiras de cadeiras pretas, atentamente voltada para um evento em um auditório com paredes de madeira e grandes janelas.
A primeira foto captura uma plateia jovem, composta por muitos estagiários sentados em fileiras de cadeiras pretas, atentamente voltada para um evento em um auditório com paredes de madeira e grandes janelas.um painel de seis participantes sentados em sofás pretos (três mulheres e três homens), com uma das mulheres falando ao centro, em frente a telas que exibem a transmissão online do evento um plano mais aberto, mostra uma mulher de pé no centro do auditório, falando para a plateia de estagiários, com o painel da Justiça Federal e telas de projeção, incluindo um QR Code, visíveis ao fundum grupo de quatro participantes, duas mulheres e dois homens, sentados em sofás pretos, engajados em um debate em frente a um painel escuro que exibe o logotipo da Justiça Federal (Seção Judiciária do Rio Grande do Sul)