JFPR | Foz do Iguaçu

Encontro Anual de NAJAS/SEAJAS debate desafios e inovação administrativa

07/11/2025 - 17h55
Atualizada em 07/11/2025 - 17h56
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

A Subseção Judiciária de Foz do Iguaçu sediou nos dias 6 e 7 de novembro o Encontro Anual de Núcleos de Apoio Administrativo (NAJAS) e Seções de Apoio Administrativo (SEAJAS) da Justiça Federal do Paraná (JFPR). O evento, que reuniu servidores administrativos de diversas unidades do estado, foi marcado pela colaboração, troca de experiências (boas práticas) e aprimoramento de conhecimentos.

O encontro teve como objetivo principal promover a integração entre as equipes administrativas, além de nivelar o conhecimento e as condições de trabalho entre as Subseções Judiciárias. A programação contou com palestras e debates, abordando temas como inovação administrativa , desafios, contratações públicas, operação, infraestrutura, finanças, gestão de contratos, licitações, orçamento, plantão judicial, convênios e segurança institucional.

A abertura foi conduzida pelo presidente do TRF4, desembargador João Batista Pinto Silveira, e pelo diretor do Foro da JFPR, juiz federal José Antonio Savaris, que destacaram a importância do trabalho dos servidores administrativos para o bom funcionamento da instituição. “Agradeço a cada um de vocês pelo empenho e dedicação em suas funções. Este encontro é uma oportunidade valiosa para fortalecermos nossos laços e aprimorarmos nossos serviços em benefício da sociedade”, afirmou Savaris.

O diretor ainda agradeceu pela parceria com o diretor do Foro de Foz do Iguaçu, juiz federal Rony Ferreira, que prontamente aceitou o desafio para a realização desse evento, com especial menção ao servidor Evandro Lara, diretor do NAJA de Foz, pela organização do encontro.

O diretor do Foro da Subseção Judiciária de Foz do Iguaçu, juiz federal Rony Ferreira, destacou a satisfação de receber todas as unidades administrativas na sede de Foz, colocando-se à disposição para quaisquer contribuições futuras.

Exemplo de boas práticas

A juíza federal Marize Cecília Winkler e a diretora do Núcleo de Planejamento da JFPR, Kely Laurentino, tiveram a oportunidade de apresentar aos participantes do encontro  o projeto “Aproxima: reduzindo distâncias, viabilizando direitos”. Trata-se de uma iniciativa da Justiça Federal do Paraná (JFPR) que leva serviços e atendimento jurídico para comunidades tradicionais e vulneráveis no estado, como indígenas, quilombolas, caiçaras e camponeses.  

O projeto realiza ações presenciais por meio da oferta de serviços, escuta ativa e articulação interinstitucional, garantindo o acesso à Justiça e às políticas públicas. Ele conta com a colaboração de diversas instituições, incluindo a Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ministério Público Federal (MPF), Defensoria Pública da União (DPU), INSS, além de órgãos estaduais e municipais.

Segundo a juíza federal Marize, “o objetivo para 2026 é o fortalecimento do projeto com a sua expansão ao interior do estado”.

Palestras e debates

Durante os dois dias de evento, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em diversas áreas, por meio de palestras ministradas por especialistas da Justiça Federal. Os debates também foram um ponto alto do encontro, proporcionando a troca de experiências e a discussão de desafios comuns às unidades administrativas.
Ao final do encontro ocorre a plenária final em que será escrita a “Carta de Foz” para o aprimoramento dos serviços administrativos.

O encontro também contou com a participação do juiz federal Murilo Brião da Silva, juiz auxiliar da presidência do TRF4, do juiz federal Danilo Pereira Junior, vice-diretor do Foro da Seção Judiciária do Paraná, juiz federal Jairo Gilberto Schäfer, diretor do Foro da Seção Judiciária de Santa Catarina; juiz federal Rony Ferreira, presidente da Comissão de Gestão da Memória da JFPR e diretor do Foro da SJ de Foz do Iguaçu, do diretor-geral do TRF4, Zenone Szydloski, da diretora administrativa da SJPR, Daniela Hideko Ynoue, e da assessora da direção do Foro da SJPR, Valéria da Silva Cardoso.

*A reprodução do conteúdo é autorizado desde que sejam atribuídos os devidos créditos à JFPR.

Núcleo de Comunicação Social da Justiça Federal do Paraná
COMSOC|JFPR - imprensa@jfpr.jus.br