JFSC | Integração

JFSC promove encontro de novas servidoras e novos servidores

10/11/2025 - 11h41
Atualizada em 10/11/2025 - 12h02
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

A JFSC promoveu na última semana, em Florianópolis, o Encontro de Novas Servidoras e Novos Servidores, que reuniu 40 profissionais admitidos desde setembro de 2024 e em exercício na sede e nas subseções do interior. A atividade começou quarta (5) e terminou sexta-feira (7/11), com a palestra “Ética e Serviço Público no Judiciário”, proferida pela filósofa e escritora Terezinha Rios, autora de obras sobre ética, docência e desenvolvimento humano e profissional.

“Toda ética digna deste nome parte da vida e se propõe a reforçá-la, a torná-la mais rica”, afirmou Rios, citando o filósofo espanhol Fernando Savater. “Isso significa dizer que falar em ética implica falar em vida, mas não numa vida qualquer; numa vida digna, numa vida boa e, mais ainda, numa vida boa para todos”. Ela também discorreu sobre a alteridade, a importância de “levar em conta o outro, porque nossa identidade está articulada e dependente da consideração dos outros”.

A palestra foi aberta pela coordenadora da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e Sexual e da Discriminação (CPEAD), juíza Gabriela Pietsch Serafin. “O valor do trabalho hoje não é apenas econômico, mas também emocional, social e ético”, disse a juíza, que durante o período da manhã de sexta apresentou ao grupo o trabalho da comissão.

A programação incluiu apresentações das áreas de gestão funcional, folha de pagamento e tecnologia da informação, além de uma oficina sobre comunicação não violenta. O encontro foi organizado pela Divisão de Acompanhamento e Desenvolvimento Humano (DADH).