JFRS | Projeto Inspiração

Justiça Federal participa de Feira do Livro de Cruz Alta

13/11/2025 - 14h43
Atualizada em 13/11/2025 - 14h43
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

 

A Justiça Federal esteve presente na 28ª Feira do Livro de Cruz Alta (RS) realizada entre os dias 4 e 9/11. O estande da instituição divulgou obras produzidas por juízes e servidores integrantes do Poder Judiciário e materiais informativos sobre projetos e trabalhos desenvolvidos pela instituição. 

Durante o evento, ocorreu o lançamento de uma coletânea de redações produzidas pelos estudantes dos nonos anos do ensino fundamental com a temática da emergência climática e o papel das instituições públicas. Também foi realizada a  premiação dos melhores trabalhos, concluindo a 2ª edição do Projeto Inspiração, promovido pela Justiça Federal em parceria com outras instituições públicas de Cruz Alta, como a Ordem dos Advogados do Brasil, Defensoria Pública do Estado, Ministério Público do RS, Justiça Estadual, Exército Brasileiro, Polícia Civil e Brigada Militar, junto às escolas municipais. 

Projeto Inspiração

O juiz federal Wyktor Lucas Meira, idealizador do projeto, explicou que “o Inspiração surgiu de um sonho antigo, antes mesmo de ingressar na carreira da magistratura, quando tive ciência que é papel das instituições públicas também se aproximar da sociedade, saindo dos seus gabinetes, buscando mecanismos para mostrar o lado humano dessas instituições, que são compostas por seres humanos que se dedicaram e estão ali para servir da melhor forma possível a sociedade”.

De acordo com o magistrado, olhando certa necessidade de dialogar com os jovens, buscou levar até eles representantes de várias instituições públicas parceiras que pudessem conversar sobre a carreira, dificuldades, recompensas, propósito. O objetivo foi mostrar, “aos adolescentes que estão para decidir o que fazer do futuro, novas perspectivas e plantar uma semente do bem para que eles sintam à esperança e o desejo de buscar o melhor de si. Assim, juntos, podemos ser agentes de transformação, não como uma ‘ilha isolada’, mas como órgãos públicos que efetivamente estão próximos da sociedade buscando dar aos jovens senso crítico e conscientização social”. 

Nucom/JFRS (secos@jfrs.jus.br)


A imagem mostra a feira do livro realizada sob uma grande tenda com iluminação. O espaço está ocupado por diversas pessoas, estandes com livros e mesas de exposição, com o piso em madeira e um movimento moderado de visitantes e expositores.
A imagem mostra a feira do livro realizada sob uma grande tenda com iluminação. O espaço está ocupado por diversas pessoas, estandes com livros e mesas de exposição, com o piso em madeira e um movimento moderado de visitantes e expositores.A imagem mostra um grupo de cinco pessoas — duas mulheres e três homens — posando juntas no estande da Justiça Federal na feira de livros. No primeiro plano, uma tela de monitor exibe a pergunta A imagem mostra uma mulher de cabelos cacheados, vestindo uma medalha de ouro, sentada a uma mesa e autografando um livro com uma caneta. Sobre a mesa, há um monitor exibindo a logomarca e o texto