JFPR | Momento histórico

Sala da Memória da JFPR celebra 35 anos de criação na próxima semana

27/11/2025 - 15h55
Atualizada em 27/11/2025 - 15h56
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Inaugurada em 17 de dezembro de 1990, a Sala da Memória da Justiça Federal do Paraná (nominada em 2019 como “Sala da Memória Fábio Luiz dos Santos”), celebrará seus 35 anos na semana de 1º a 5 de dezembro, com uma série de palestras, roda de conversas e homenagens.

A Sala foi instalada por iniciativa do Juiz Federal Rubens Raimundo Hadad Vianna (falecido em 2023), que atuou em Curitiba de 1987 a 1993, tendo sido diretor do foro da JFPR entre 1989 e 1991. O espaço contou com o apoio técnico da esposa do magistrado, Ieda Faria Hadad Vianna, servidora do TRT/3ª Região (em Minas Gerais, estado natal do casal), mas cedida ao TRE/PR. Ieda tinha Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pós-graduação em Conservação e Restauração de Pintura e Escultura pela mesma universidade, daí a maior facilidade no projeto e idealização da Sala.

A servidora Mônica Lopes Simião, bibliotecária da JFPR, foi a responsável pelo cuidado e gestão da Sala por 25 anos – desde a inauguração até 2015, ano de sua aposentadoria.

A Sala da Memória está localizada hoje no térreo da Sede Cabral da Justiça Federal em Curitiba – denominada Foro Federal Juiz Manoel de Oliveira Franco Sobrinho, vinculada à Divisão de Documentação e Memória e gerida pelo Núcleo de Memória Institucional.

Em 2019, em iniciativa do então Juiz Federal Marcelo Malucelli (atualmente desembargador federal do TRF4), a Sala recebeu o nome de Fábio Luiz dos Santos, em homenagem ao dedicado servidor da Instituição, falecido em 2018.

O espaço guarda hoje cerca de 4 mil processos históricos da JFPR em sua 1ª fase (1891-1937), que estão sendo digitalizados, indexados e disponibilizados na íntegra na página do Portal da JF4ª Região, na Memória Online. Também estão expostos um conjunto de seis togas de magistrados, mobiliário de 1919 e de 1967, máquinas de escrever, telex, caneta-tinteiro, sinetas, fotografias e dezenas de documentos desentranhados de processos históricos – petições curiosas, títulos de crédito e cédulas falsas do início do século XIX. Um painel na parede revela a Linha do Tempo da Instituição, destacando os principais fatos da história da JFPR.

A Sala é “ponto final” das visitas institucionais recebidas, sobretudo de alunos e professores dos cursos de Direito que se inscrevem para o PVITA – Programa de Visitação Técnico-Acadêmica da Justiça Federal, mas também de grupos de magistrados e servidores que vêm participar de cursos no prédio-sede.

“A Sala da Memória é um espaço privilegiado de cultura e de difusão da história institucional. Sobretudo às novas gerações, ela descortina um passado feito de muitas lutas para que a Instituição chegasse ao patamar de excelência, inovação e modernidade de que desfruta hoje. E foram muitas as pessoas que construíram esta bela história – magistrados, juízes e terceirizados – representados neste belo espaço: a Sala da Memória da JFPR!”, avalia o Juiz Federal Rony Ferreira, coordenador da Comissão de Gestão da Memória JFPR.

Confira a programação

01/12 – segunda-feira – 16h – “A história do Poder Judiciário no Paraná”, Desembargador Federal aposentado Vladimir Passos de Freitas (TRF4) e Profª Chloris Elaine Justen de Oliveira, diretora do departamento de Arquivo e Memória da Amapar (TJ/PR).

02/12 – terça-feira – 16h – “A história da presença negra no Paraná” – Profª Drª Noemi Santos da Silva, do curso de História da UFPR.

03/12 – quarta-feira – 16h – “A participação de mulheres brasileiras na 2ª Guerra Mundial”, – Prof. Cristiano Rocha Affonso da Costa (professor de História e consultor do Museu do Expedicionário em Curitiba).

04/12 – quinta-feira – 16h – “A nossa língua: afinal falamos português ou brasileiro? Um passeio pelas origens e transformações de nosso idioma” – Profª Drª Luana de Conto, do Departamento de Linguística e Literatura da UFPR.

05/12 – sexta-feira – 14h – Roda de conversa com aposentados e homenagens.

Local: Sala da Memória Fábio Luiz dos Santos – térreo da Sede Cabral, em Curitiba (com transmissão online das palestras).

inscrição é online e gratuita

*A reprodução do conteúdo é autorizado desde que sejam atribuídos os devidos créditos à JFPR.

Núcleo de Comunicação Social da Justiça Federal do Paraná
COMSOC|JFPR - imprensa@jfpr.jus.br


Sala da Memória, na sede Cabral da JFPR, em Curitiba