Secretária da Mulher do RS visita o TRF4
Atualizada em 27/11/2025 - 19h02
O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal João Batista Pinto Silveira, e a Ouvidora Geral e da Mulher, desembargadora federal Ana Cristina Ferro Blasi, receberam nesta tarde (27/11) a secretária da Mulher do Estado do Rio Grande do Sul, enfermeira Fábia Richter.
Também participaram da reunião, que aconteceu na Sala de Reuniões da Presidência do TRF4, a ouvidora da Mulher da Seção Judiciária do RS, juíza federal Marciane Bonzanini; a secretária da Mulher do RS adjunta, Viviane Viegas; a psicóloga forense Karen Neto; a delegada de Polícia e diretora da Divisão de Proteção e Atendimento da Mulher, Waleska Aline Viana de Alvarenga; e a assessora da Ouvidoria do TRF4, servidora Vanessa Dias Corrêa.
O grupo trocou informações sobre formas de atuar no combate à violência contra a mulher. A secretária Richter falou de sua preocupação com os números de feminicídios no interior do estado e de seu plano de atuar de forma preventiva. “Queremos mapear famílias em risco e direcionar equipes de saúde para tentar conter conflitos”, ela explicou.
Blasi enfatizou a importância de atuar em rede, com as Ouvidorias do estado e do país trocando informações e auxiliando-se mutuamente. A ouvidora do TRF4 pontuou ainda que sua equipe está trabalhando num projeto para julgar de forma mais célere benefícios previdenciários para órfãos de mães que sofreram feminicídio. “Esse é o projeto que estamos investido para 2026”, contou Blasi.
O presidente ressaltou que todos os órgãos públicos devem se comprometer com a questão. “Todos temos que ter consciência de nossa responsabilidade social”, declarou Silveira, lembrando que a situação endêmica de violência contra a mulher no Brasil tornou necessária a especialização da Ouvidoria do tribunal, que hoje é formada pela Geral e pela da Mulher, ambas coordenadas por Blasi.
ACS/TRF4 (acs@trf4.jus.br)
notícias relacionadas
notícias recentes
-
JFRSJFRS | CanoasMulher é condenada por lavagem de dinheiro proveniente da fabricação clandestina de cigarros27/11/2025 - 16:14 -
JFPRJFPR | Processo SeletivoVagas para estágio em Direito em Guarapuava estão abertas27/11/2025 - 16:04 -
JFPRJFPR | Momento históricoSala da Memória da JFPR celebra 35 anos de criação na próxima semana27/11/2025 - 15:55









