TRF4 | Prêmio CNJ de Qualidade 2025

TRF4 ganha Selo Ouro com destaques para produtividade, governança, dados e tecnologia

03/12/2025 - 16h22
Atualizada em 03/12/2025 - 16h23
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) foi vencedor do Selo Ouro na edição de 2025 do Prêmio CNJ de Qualidade. A premiação foi concedida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nesta terça-feira (2/12), durante o 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário, que aconteceu em Florianópolis entre os dias 1º e 2/12.

O Prêmio CNJ de Qualidade é entregue anualmente pelo Conselho e tem como objetivos estimular e reconhecer o desenvolvimento de mecanismos de governança e gestão; contribuir para o aprimoramento da prestação jurisdicional; promover a transparência e a melhoria na prestação de informações; incentivar o aperfeiçoamento do Sistema de Estatísticas do Poder Judiciário, a inovação e a tecnologia; e fomentar o desenvolvimento de subsídios que auxiliem o planejamento estratégico e a formulação das metas nacionais.

A premiação é conferida por categoria, segundo o ramo de justiça, que se divide em: Tribunais Superiores, Justiça Estadual, Justiça Federal, Justiça do Trabalho, Justiça Militar Estadual e Justiça Eleitoral. Na premiação, os tribunais brasileiros são avaliados em quatro eixos temáticos: Governança, Produtividade, Transparência, Dados e Tecnologia.

Neste ano, o TRF4 atingiu percentual de 72,8% de pontuação geral na média entre os eixos temáticos, ficando na segunda colocação entre os tribunais do ramo Justiça Federal e garantindo o Selo Ouro.

Entre os eixos temáticos, o TRF4 se destacou no de Produtividade, alcançando a pontuação de 72,8%, a maior entre os tribunais federais. O eixo Produtividade abrange aspectos da gestão judiciária relacionados ao cumprimento das metas nacionais, à celeridade processual, à redução de acervo e ao incentivo à conciliação.

A 4ª Região também se destacou nos eixos de Governança e de Dados e Tecnologia, onde obteve as pontuações de 62% e de 84,7%, respectivamente. Em ambos eixos, o TRF4 foi o segundo colocado na Justiça Federal.

O eixo Governança abrange aspectos da gestão judiciária relacionados às práticas de controle, planejamento e desenvolvimento institucional dos tribunais, bem como à sua atuação na implementação de políticas judiciárias específicas. O eixo Dados e Tecnologia abrange aspectos relacionados à capacidade de gestão da informação e de implementação de soluções tecnológicas para a adequada prestação jurisdicional.

No eixo de Transparência, a 4ª Região teve a pontuação de 71,4%, ficando em terceiro entre os TRFs. Este eixo abrange aspectos da gestão judiciária relacionados ao atendimento à cidadã e ao cidadão e à disponibilização de informações públicas como mecanismo de transparência ativa.

Encontro Nacional do Judiciário

O CNJ realizou nos dias 1º e 2 de dezembro de 2025, o 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário (ENPJ), em Florianópolis. O evento teve por objetivo avaliar a Estratégia Nacional do Poder Judiciário, aprovar as Metas Nacionais e Específicas para 2026, bem como divulgar os tribunais agraciados com o Prêmio CNJ de Qualidade 2025.

O Encontro contou com a participação de presidentes e corregedores dos tribunais, integrantes da Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário, responsáveis pela área de Gestão Estratégica e servidores da área de estatística.

O painel de resultados finais da Edição 2025 do Prêmio CNJ de Qualidade pode ser acessado pelo seguinte link: https://www.trf4.jus.br/Wgy29.

ACS/TRF4 (acs@trf4.jus.br)


O TRF4 obteve o Selo Ouro na edição de 2025 do Prêmio CNJ de Qualidade, que foi entregue durante o 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário
O TRF4 obteve o Selo Ouro na edição de 2025 do Prêmio CNJ de Qualidade, que foi entregue durante o 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário