JFPR | Interior paranaense

JFPR antecipa perícias e agiliza processos previdenciários de moradores de Rio Bonito do Iguaçu

05/12/2025 - 14h10
Atualizada em 05/12/2025 - 14h13
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

A 1ª Vara Federal de Pato Branco deslocou uma equipe até Rio Bonito do Iguaçu na última semana, com o objetivo de realizar exames periciais em processos previdenciários movidos por residentes do município paranaense.

A ação, que antecipou perícias originalmente agendadas para dezembro de 2025 e janeiro de 2026, evita dificuldades de deslocamento dos periciandos e agiliza a tramitação dos processos previdenciários.

Foram realizados 9 de 10 exames periciais previstos, com apenas uma ausência previamente justificada. Os atendimentos ocorreram em espaço cedido pela OAB local, com apoio logístico e acolhimento humanizado pela equipe da Justiça Federal.

Eles foram realizados pelo juiz federal substituto Roger Rasador Oliveira, que coordena a Central de Perícias da unidade; pela médica perita Mariana Celia de Azevedo Agostini; pela analista judiciária e facilitadora de Justiça Restaurativa, Pricila Maria Vodonos Sabino; e pelo Agente de Polícia Judicial Alexandre Hideo Suguyama.

Além dos exames, o juiz Roger Rasador verificou a situação da cidade. “Constatou-se que serviços essenciais, como água, energia, saúde e telecomunicações estão estabilizados. A principal demanda se concentra na reparação de danos materiais”, revela.

LEIA TAMBÉM: 3ª Vara Federal de Maringá destina mais de R$ 660 mil para auxiliar município de Rio Bonito do Iguaçu

Segundo o magistrado, os laudos periciais serão concluídos e encaminhados para articulação com a Procuradoria Federal do INSS a priorização dos processos e possíveis acordos.

Mutirão previdenciário

A medida é uma continuidade dos trabalhos realizados no mutirão promovido no início do mês pela 1ª Vara Federal de Pato Branco, junto com a Procuradoria Regional Federal da 4ª Região (PRF4), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Poder Judiciário Estadual, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná (OAB/PR) e a Defensoria Pública da União (DPU).

*A reprodução do conteúdo é autorizado desde que sejam atribuídos os devidos créditos à JFPR.

Núcleo de Comunicação Social da Justiça Federal do Paraná

COMSOC|JFPR - imprensa@jfpr.jus.br


Sede da Subseção Judiciária de Pato Branco