JFRS | Gestão 2025-2027

Direção do Foro da SJRS realiza reunião com diretores das Subseções Judiciárias

05/12/2025 - 14h19
Atualizada em 05/12/2025 - 14h20
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

A diretora e o vice-diretor do Foro da  Seção Judiciária do Rio Grande do Sul, juízes federais Ingrid Schroder Sliwka e Paulo Paim da Silva, reuniram-se no dia 2/12, em Porto Alegre, com os diretores e diretoras de 17 Subseções Judiciárias da instituição para debater questões relacionadas à administração e gestão, apresentar projetos em andamento e planejar o alinhamento de procedimentos em diversas áreas de atuação.

O encontro contou com a participação do diretor da Secretaria Administrativa Anderson Alves Elesbão e do assessor da Direção do Foro Antonio César Marques de Matos. 

Pela manhã foram tratados temas relacionados a licitações, contratos administrativos, recepção e avaliação de novos servidores, teletrabalho, projeto CAP 360º, perícias médicas e conciliação. Os temas foram debatidos com especialistas em cada área, o diretor da Divisão de Auditoria Interna, servidor Carlos Augusto Legendre Lima; a diretora da Divisão de Acompanhamento e Desenvolvimento Humano, servidora Juliana Mayer Goulart; o diretor do Núcleo da Central de Atendimento ao Público, servidor Marcos Vinícius de Azevedo Jobim; o coordenador da Central de Perícias, juiz Carlos Felipe Komorowski, e a diretora da unidade, servidora Nádia Pilati; e o coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, juiz Fábio Vitório Mattiello, e a diretora da unidade, servidora Gisele Lopes.

No período da tarde, participaram  a juíza auxiliar da Corregedoria Regional da 4ª Região, Daniela Tocchetto Cavalheiro, e o juiz auxiliar da Presidência do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), Marcos Josegrei da Silva. Foram apresentadas iniciativas em desenvolvimento pela nova gestão do TRF4. Os diretores e as diretoras do Foro presentes puderam fazer questionamentos e apresentar o impacto de alguns projetos nas Subseções.

Ao final da tarde, foram abordados temas em pauta livre  relacionados à melhoria e qualificação na atuação. Foram objeto dos debates, entre outros assuntos,  a modernização das salas de audiência, a utilização da Inteligência Artificial, o plantão judiciário, questões relacionadas à seleção de estagiários e contratos de vigilância. 

Reuniões preparatórias

Para preparar a pauta de assuntos a serem discutidos e apresentados aos gestores locais, a Direção do Foro da JFRS reuniu-se no dia 27/11 com os supervisores e diretores das unidades de apoio judiciário e administrativo das Subseções Judiciárias com o objetivo de colher informações sobre as necessidades de cada sede.

No dia seguinte (28/11), a diretora e o vice-diretor do Foro da JFRS, o diretor da Secretaria Administrativa e o assessor conversaram com os diretores das Divisões e Núcleos administrativos de Porto Alegre para  levantamento de necessidades e de temas a serem discutidos com os diretores e diretoras de Foro locais. 

Nucom/JFRS (secos@jfrs.jus.br)


A imagem em plano aberto exibe um grande grupo de profissionais reunidos em uma sala de conferências formal, sentados em cadeiras dispostas em semicírculo. O ambiente é solene, com painéis de madeira escuros e bandeiras institucionais ao fundo.
Reunião de Diretores do Foro aconteceu no auditório da sede em Porto Alegre
A imagem em plano aberto exibe um grande grupo de profissionais reunidos em uma sala de conferências formal, sentados em cadeiras dispostas em semicírculo. O ambiente é solene, com painéis de madeira escuros e bandeiras institucionais ao fundo.A imagem é um plano médio de sete profissionais (quatro homens e três mulheres) sentados em torno de uma grande mesa de conferência de madeira em formato de