JFPR | Conexão institucional

JFPR lança programa "Telepertencer" para fortalecer integração de servidores e servidoras em teletrabalho integral

14/01/2026 - 13h50
Atualizada em 14/01/2026 - 13h56
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

A Direção do Foro da Seção Judiciária do Paraná (SJPR) inicia neste mês de janeiro o Telepertencer, programa estratégico desenhado para consolidar a cultura de pertencimento entre servidores e servidoras que atuam em regime de teletrabalho integral. A iniciativa busca garantir que a excelência da prestação jurisdicional caminhe junto ao bem-estar e à conexão institucional.

O diretor do Foro, juiz federal José Antonio Savaris, ressalta que o programa não é apenas uma trilha de capacitação, mas um chamado à integração ativa. Para o magistrado, o sucesso desse modelo reside no equilíbrio entre uma liderança acolhedora e a postura proativa do servidor.

Integração como compromisso mútuo

Em sua fala dirigida ao corpo funcional e gestores, o juiz federal José Antonio Savaris enfatiza o papel da autorresponsabilidade."A integração no teletrabalho é uma construção coletiva e de mão dupla. Se, por um lado, cabe às nossas chefias atuar como elos fundamentais de suporte e escuta, por outro, o servidor e a servidora em regime remoto possuem a responsabilidade de manter viva sua conexão com a instituição. Pertencer exige proatividade: é o compromisso de se manter informado pelo portal, de zelar pela própria saúde e de participar ativamente da vida acadêmica e social da nossa JFPR. Integrar é um exercício diário de presença, mesmo a distância", afirma o diretor do Foro.

Cronograma e ações

O programa detalha uma trilha que terá início com um diagnóstico participativo no dia 15 de janeiro. No dia 28 de janeiro, ocorre o Encontro Zero, voltado para alinhar com os gestores as estratégias de acompanhamento das equipes.

Ao longo de 2026, os servidores e servidoras participarão de dez encontros mensais síncronos. A pauta abrange desde temas técnicos, como a Comunicação Assíncrona Eficiente e o uso de Inteligência Artificial, até momentos de resgate da Memória Institucional e o Canteiro de Diálogos, focado na troca de vivências entre os colegas.

Participação e próximos passos

A administração reforça que o engajamento nos eventos e o acesso constante às notícias do portal são fundamentais para que o teletrabalho não resulte em isolamento. A partir desta quinta-feira (15), todos os servidores e servidoras em regime integral receberão em seus e-mails o link para o diagnóstico inicial, que servirá de base para a personalização das atividades do ano.

*A reprodução do conteúdo é autorizado desde que sejam atribuídos os devidos créditos à JFPR.

Núcleo de Comunicação Social da Justiça Federal do Paraná

COMSOC|JFPR - imprensa@jfpr.jus.br


Mão direita de um colaborador negro sobre o teclado do computador e a tela à sua frente com uma reunião virtual acontecendo com mais quatro pessoas
Imagem meramente ilustrativa