JFRS | Patrimônio Histórico e Cultural

Município de Taquari e Iphan firmam acordo com MPF pela restauração do Museu Casa Costa e Silva

20/01/2026 - 16h06
Atualizada em 20/01/2026 - 16h06
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

A 9ª Vara Federal de Porto Alegre homologou o acordo que determina a adoção de medidas de conservação e restauração do imóvel que abriga o Museu Casa Costa e Silva, no Município de Taquari/RS, em sentença publicada ontem pelo juiz federal Bruno Brum Ribas. 

A ação foi ajuizada pelo Ministério Público Federal em face do Município de Taquari e do Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural. As partes buscaram a solução do conflito em audiências de conciliação em 2022, e após ajustes técnicos e administrativos, foi formalizado o acordo em 2025. No acordo, foi elaborado o Termo de Cessão de Uso, com plano de trabalho com prazo de conclusão de 24 meses a partir da data de assinatura. 

As metas incluem: a) elaborar o Termo de Referência para contratação do projeto, e concluir o projeto de licitação; b) elaborar o Projeto Básico de restauro da Casa de Costa e Silva e aprovar junto ao Iphan; c) elaborar Termo de Referência para contratação da obra e concluir licitação, e d) executar a obra de restauro de acordo com o projeto. 

O juiz considerou que a transação firmada entre as partes satisfez os pedidos iniciais do autor, e homologou o acordo firmado no Termo de Cessão de Uso em Condições Especiais nº 001/2025.

AÇÃO CIVIL PÚBLICA Nº 5057760-43.2019.4.04.7100/RS

fachada da casa costa e silva, mostrando a arquitetura colonial portuguesa em tons de amarelo