Encontro Zero com gestores da JFPR abre cronograma do Programa Telepertencer
Atualizada em 28/01/2026 - 19h00
As chefias imediatas dos servidores e servidoras em teletrabalho integral na Justiça Federal do Paraná (JFPR) participaram do Encontro Zero do Programa Telepertencer, na tarde desta quarta-feira (28). A reunião teve como finalidade promover o alinhamento estratégico de acompanhamento das equipes que atuam na instituição.
Neste encontro inicial, o juiz federal José Antonio Savaris, diretor do Foro da Justiça Federal do Paraná (JFPR), destacou sobre os desafios emocionais e práticos que o teletrabalho pode ocasionar. “Equilibrar a vida pessoal e a laboral não é uma tarefa muito fácil. Existem estudos que demonstram as dificuldades do isolamento, assim, queremos integrar a todos os nossos servidores e servidoras, para ajudar a compreender e vencer as demandas de uma maneira integrada e saudável”, afirmou.
A importância de criar a sensação de pertencimento também foi pontuada pelo desembargador federal Cândido Leal Júnior, diretor da Escola da Magistratura (Emagis) do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), presente remotamente à reunião. "Numa época como essa, em que o país está passando por provações talvez nunca vistas, sempre que tivermos essa oportunidade de trabalhar bem e trocar informações, estarmos juntos uns com os outros, é fundamental."
A servidora Tatiana Reis, chefe de gabinete, lembrou das mudanças que chegaram à JFPR em curto espaço de tempo por imposição da pandemia de Covid-19, e que levaram à adoção do teletrabalho. Atualmente, a JFPR conta com 239 servidoras e servidores que fazem teletrabalho integral. Eles representam 17% do total de 1.474 (dado de janeiro de 2026). Outros cerca de 450 fazem teletrabalho parcial (ao menos um dia na semana).
Apesar de muito prático, o trabalho remoto pode representar isolamento, dificuldade de separação entre trabalho e vida pessoal, gerar questões com a autodisciplina e mesmo uma sobrecarga de trabalho por falhas na comunicação, avalia Tatiana. “A colaboração é dificultada. Por isso, precisamos de estratégias, como rotinas claras, suporte de saúde mental, tecnologias adequadas e gestores capacitados para a liderança remota”.
Os gestores tiveram uma prévia dos resultados da pesquisa disponibilizada no último 15 de janeiro, com questionamentos a gestores e gestoras e servidores e servidoras sobre quesitos como comunicação, condições de trabalho, relacionamento com equipe, demandas de capacitação, ergonomia, entre outros. As informações oferecem um diagnóstico que apoiará os gestores nos encontros do Programa Telepertencer ao longo deste ano.
O Encontro Zero contou com a participação de cerca de 70 gestores da JFPR, na Direção do Foro e de modo remoto. Estiveram presentes a juíza federal Tani Maria Wurster, representando a Corregedoria Regional da Justiça Federal da 4ª Região, Carlos Colombo, diretor da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGEP) do TRF4, e Érico Alessandro Fagundes, da Secretaria de Gestão de Pessoas do Conselho de Justiça Federal (CJF).
*A reprodução do conteúdo é autorizado desde que sejam atribuídos os devidos créditos à JFPR.
Núcleo de Comunicação Social da Justiça Federal do Paraná
COMSOC|JFPR - imprensa@jfpr.jus.br
notícias relacionadas
-
JFRSJFRS | DANOS MORAIS COLETIVOSDeputado federal é condenado a pagar indenização de R$ 100 mil por ofensas a estudantes da UFSM e da UFPEL28/01/2026 - 18:52 -
TRF4TRF4 | CJFPortaria suspende prazos processuais em ações que envolvem o INSS; suspensão não se aplica aos prazos de precatórios e RPVs27/01/2026 - 16:31
notícias recentes
-
JFRSJFRS | CRIME DE RACISMOJustiça Federal condena homem de 56 anos por apologia ao nazismo em rede social27/01/2026 - 15:10 -
JFRSJFRS | Meio Ambiente e SustentabilidadeProjeto PPSI é selecionado como finalista do 6º Prêmio Conexão Inova27/01/2026 - 13:51 -
JFPRJFPR | TeletrabalhoPrograma Telepertencer reúne chefias para Encontro Zero no dia 28 de janeiro27/01/2026 - 13:30




