Presidente do TRF4 participa da solenidade de posse do novo presidente do TJRS
Atualizada em 03/02/2026 - 17h35
O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal João Batista Pinto Silveira, participou na tarde desta terça-feira (3/2) da solenidade de posse do novo presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS), desembargador Eduardo Uhlein. A cerimônia aconteceu no Plenário Ministro Pedro Soares Muñoz, na sede do TJRS, em Porto Alegre.
No evento, também tomaram posse os outros membros que compõem a Administração do TJRS para o biênio 2026/2027: o 1º vice-presidente, desembargador Cláudio Luís Martinewski; a 2ª vice-presidente, desembargadora Rosane Wanner da Silva Bordasch; a 3ª vice-presidente, desembargadora Ana Paula Dalbosco; e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Pippi Schmidt.
Durante a solenidade, o desembargador Alberto Delgado Neto, que encerrou a sua gestão como presidente do TJRS, relembrou suas ações nos dois últimos anos e transmitiu o comando da corte gaúcha para o desembargador Eduardo Uhlein.
No discurso de posse, o novo presidente destacou que a data de hoje marca a comemoração do aniversário de 152 anos do TJRS, que foi fundado em 3 de fevereiro de 1874. “Celebramos hoje, em primeiro lugar, a perenidade e a história de uma instituição, que nasceu sob o Império e que na República se tornou um dos mais respeitados Tribunais de Justiça do país”, ressaltou Uhlein.
Em sua fala, o desembargador pontuou que a nova gestão do TJRS será ancorada em quatro pilares: “o primeiro é o da transparência e da participação; o segundo é o de valorização e pertencimento; o terceiro é o de uso de tecnologia com responsabilidade; e o quarto é o da gestão estratégica e da inteligência de dados”.
O TRF4 tem atuado em diversas parcerias com o TJRS, promovendo cooperação em diversas frentes, destacando-se a criação da Central de Atendimento ao Público, CAP 360º, projeto que objetiva oferecer atendimento integrado, reunindo serviços dos tribunais gaúchos e poupando os cidadãos de deslocamentos desnecessários.
ACS/TRF4 (acs@trf4.jus.br)





notícias relacionadas
notícias recentes
-
JFRSJFRS | Improbidade administrativaEx-gerente da CEF e familiares são condenados por irregularidades na concessão de créditos03/02/2026 - 17:44 -
JFPRJFPR | Programa TelepertencerPrimeiro encontro com servidores em teletrabalho abre diálogos sobre cultura de pertencimento03/02/2026 - 16:00 -
JFPRJFPR | Processo seletivoVagas para estágio de Direito em Wenceslau Braz estão com inscrições abertas02/02/2026 - 14:01





