TRF4 | Troca de experiências

Projeto Círculos de Conversas promove encontros abordando a temática da menopausa

30/03/2026 - 17h44
Atualizada em 30/03/2026 - 17h44
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Na última quinta-feira (26/3), o projeto Círculos de Conversas, no eixo Conversas Necessárias, em parceria com o Núcleo de Justiça Restaurativa do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (Nujure/TRF4) e com os Centros de Justiça Restaurativa (CEJUREs) das Seções Judiciárias do RS, de SC e do PR, promoveu a realização de Círculos de Construção de Paz com o tema: “Menopausa em Pauta – Uma conversa para todas as pessoas”.

O evento ocorreu tanto de forma online, pela plataforma Zoom, para toda a Justiça Federal da 4ª Região, quanto presencial, reunindo magistrados(as) e servidoras(es) de diferentes estados.

A iniciativa buscou promover um diálogo sobre as histórias, vivências e reflexões acerca dessa fase da vida da mulher que traz muitas mudanças, afetando não só a sua vida pessoal e profissional, como também a vida das pessoas ao seu redor.

As coordenadoras do evento, a juíza federal Adriana Regina Barni e a servidora Queles Cristina Silva de Braz, referiram que “coordenar essa rodada que tratou desse tema tão importante para as muitas mulheres que trabalham na Justiça Federal foi uma experiência profundamente significativa. De fato, criar um espaço de escuta, acolhimento e troca sobre um tema ainda pouco debatido trouxe não apenas conscientização, mas também conexão e cuidado entre as(os) participantes. Realmente, é muito gratificante contribuir para humanizar ambientes institucionais por meio do diálogo e da empatia, o que o Círculos de Conversas tem procurado realizar desde o seu início no ano de 2020”.

A programação teve cerca de duas horas de duração e envolveu facilitadores de toda a Justiça Federal da 4ª Região, sem os quais o evento não teria o êxito que apresentou.

As atividades presenciais foram realizadas em Porto Alegre, no prédio anexo do TRF4, e em Florianópolis, no CEJURE/SC, sendo que, após os encontros presenciais, os participantes foram recepcionados com um coffee break, proporcionando um momento de interação e troca de ideias sobre a construção de espaços de acolhimento e pertencimento.

ACS/TRF4 (acs@trf4.jus.br)


Participantes do encontro presencial do dia 26/3 no período da tarde no CEJURE/SC
Participantes do encontro presencial do dia 26/3 no período da tarde no CEJURE/SC
Participantes do encontro presencial do dia 26/3 no período da tarde no CEJURE/SCParticipantes do encontro presencial do dia 26/3 no período da tarde no TRF4Equipe de facilitadores de Justiça Restaurativa que atuaram no encontro online do dia 26/3 pela manhãEquipe de facilitadores de Justiça Restaurativa que atuaram no encontro online do dia 26/3 pela tardeParticipantes do encontro online do dia 26/3 pela manhãParticipantes do encontro online do dia 26/3 pela tardeParticipantes do encontro online do dia 26/3 pela tardeParticipantes do encontro online do dia 26/3 pela tardeParticipantes do encontro online do dia 26/3 pela tarde