TRF4 |

Parque eólico do Rio Grande do Sul é destaque do Via Legal

07/03/2007 - 17h05
Atualizada em 07/03/2007 - 17h05
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

O Via Legal desta semana vai mostrar o maior parque de geração de energia eólica da América Latina. A chamada energia limpa está movimentando a economia da cidade de Osório, no litoral do Rio Grande do Sul. O programa apresenta decisão da Justiça Federal que abre caminho para que o país invista ainda mais nessa nova matriz energética.

Outra reportagem do programa é sobre a ocupação irregular dos imóveis funcionais, construídos para garantir moradia a políticos e funcionários do alto escalão do governo. O Via Legal explica que dois ex-ministros do Tribunal de Contas da União vão ter de devolver dinheiro aos cofres públicos. A decisão é do Tribunal Regional  Federal da 1ª Região.

O programa também mostra as dificuldades de quem depende dos benefícios concedidos pelo INSS. No Rio de Janeiro, os segurados reclamam principalmente dos critérios adotados no momento da perícia médica. Como o resultado nem sempre agrada, muitos casos só têm sido resolvidos nos tribunais.

Direto de São Paulo, o Via Legal explica que a Justiça Federal está de olho no uso exagerado de expressões estrangeiras pelo comércio. A ordem é para que a União faça cumprir a lei, de forma que o consumidor não seja prejudicado. Se optar pelo uso de termos em outros idiomas, o lojista é obrigado a incluir a tradução em língua portuguesa.

O Via Legal apresenta um balanço de 2006 para a Justiça Federal e para o programa. Reportagens especiais sobre meio ambiente e direitos humanos, mais uma vez garantiram ao Via Legal uma posição de destaque no cenário nacional. Em um ano foram quatro prêmios que confirmaram a importância do trabalho voltado para a prestação de serviços e para a discussão de assuntos que interessam a todos. 

O quadro Dica Legal informa onde o telespectador pode conseguir mais informações sobre energia renovável.

Fonte: Cpjus/CJF

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar

Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h (inédito)
Domingo - 23h30min (reprise) e horários alternativos

Nas TVs Cultura de SP e SC, TVE/RS e PR Educativa
Sábado - 9h
Na TVE Brasil
Sábado - 8h30min