TRF4 |

Via Legal mostra o Parque Nacional do Iguaçu

18/04/2007 - 16h34
Atualizada em 18/04/2007 - 16h34
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4

O Via Legal desta semana mostra, direto do Paraná, uma vitória da natureza. Decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região suspendeu uma licitação para a exploração econômica do Parque Nacional do Iguaçu. A matéria apresenta o local que foi tombado pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade e que, todos os anos, atrai milhares de turistas.

O programa também mostra os problemas que atingem o aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Desde o ano passado, a pista tem sido fechada com freqüência, o que agrava ainda mais a crise do setor aéreo nacional. A matéria conta o drama enfrentado por quem mora próximo ao complexo e explica porque o assunto foi parar nos tribunais.

No Recife, estudantes de escolas públicas foram à Justiça contra uma decisão da Universidade Federal de Pernambuco. Depois de ter publicado o edital para o vestibular, a instituição mudou as regras para a concessão de um bônus que garantia nota extra aos candidatos. A reportagem narra o impasse que terminou com a abertura de novas vagas para atender quem foi prejudicado pela alteração nas normas.

Direto do Rio de Janeiro, o programa investigou o cumprimento da chamada "Lei Betinho". Inspirada no sociólogo Herbert de Sousa, a legislação surgiu para regular, entre outros aspectos, a qualidade do sangue usado em bancos de todo o país. A reportagem mostra casos em que a Justiça Federal foi acionada e determinou o pagamento de indenização a quem ficou doente após receber sangue contaminado.

Em outra reportagem, o Via Legal mostra passo a passo como deve agir o estrangeiro que pretende conseguir a cidadania brasileira, indo ao Ministério da Justiça onde os pedidos são feitos. Também foi acompanhada a emoção de cidadãos que foram acolhidos pelo Brasil. O quadro Dica Legal traz informações sobre onde os interessados podem conseguir mais informações sobre o assunto.

Fonte: Cpjus/CJF

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar

Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h (inédito)
Domingo - 23h30min (reprise) e horários alternativos
Nas TVs Cultura de SP e SC, TVE/RS e PR Educativa
Sábado - 9h
Na TVE Brasil
Sábado - 8h30min