TRF4 |

Via Legal desta semana mostra polêmica sobre a psicologia transpessoal

16/05/2007 - 15h54
Atualizada em 16/05/2007 - 15h54
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4

O Via Legal mostra como matéria da região Sul a polêmica que envolve a prática da regressão, adotada por alguns psicólogos. No Rio Grande do Sul, o assunto é tema de processo que chegou ao Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região. A ação foi proposta por um profissional autuado pelo Conselho Regional de Psicologia.

O programa mostra ainda a decisão judicial que permitiu o funcionamento de barracas numa das praias mais conhecidas de Fortaleza e explica porque as construções estão sendo questionadas pelo Ministério Público.

O Brasil está entre os destinos mais procurados por estrangeiros que deixam seus países fugindo de guerras ou perseguições. O Via Legal entrevistou pessoas que escolheram o nosso país como nova pátria e que guardam histórias de medo e de esperança. O quadro Site Legal explica onde é possível se informar sobre o tema.

Do Rio de Janeiro, o programa apresenta em detalhes os resultados da chamada "Conta Projeto". Trata-se de uma iniciativa da Justiça Federal que está mudando a vida de moradores carentes de Bangu. Parte do dinheiro arrecadado com as multas pagas por acusados de alguns crimes, como a sonegação de impostos, garante a manutenção de um centro de formação profissional que funciona na comunidade.

Em São Paulo, a equipe do Via Legal conheceu o funcionamento do sistema de penhora on-line que se tornou um importante parceiro da Justiça Federal. O mecanismo permite o bloqueio de valores de um réu, por meio eletrônico. O próprio juiz aciona o  Banco Central. Antes, o pedido era feito em papel e poderia levar meses até ser cumprido.

O quadro Aprender Direito traz o significado do termo jurídico "expectativa de direito".

Fonte: Cpjus/CJF

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar
Na TV Justiça
Quarta-feira - 20h30 (inédito)
Sábado - 10h30 / Segunda-feira - 14h30 (reprises)

Nas TVs Cultura de SP e SC, TVE/RS e PR Educativa
Sábado - 9h

Na TVE Brasil
Sábado - 8h30